Em formato digital, Unicamp abre as portas ao público na UPA 2021

A edição deste ano do programa Unicamp de Portas Abertas, UPA 2021, tem início nesta terça-feira (20). A programação conta com painéis em que serão discutidos grandes temas que passam pela atuação da Universidade, como inovação e empreendedorismo; produção científica e tecnológica durante a pandemia; e formas de garantir um futuro mais sustentável e com respeito aos direitos humanos. Haverá ainda atividades e bate-papos com professores e alunos dos cursos de graduação da Unicamp, além de vídeos que permitem um tour pelos campi e apresentam a infraestrutura e serviços disponíveis aos universitários. Para quem pensa em prestar o vestibular da Unicamp, a Comvest realiza lives e bate-papos sobre as modalidades de ingresso na universidade, organização das provas e políticas de inclusão e permanência voltadas aos estudantes. 

"A UPA é um evento de grande importância por permitir a aproximação entre a Universidade e os alunos de ensino médio e vestibulandos. É uma oportunidade de interação em que a Unicamp apresenta seus cursos, laboratórios, pesquisas, estruturas e esclarece dúvidas sobre as respectivas carreiras profissionais. Na edição de 2021, nossa expectativa é que o formato virtual viabilize que mais estudantes tenham a possibilidade de conhecer a Unicamp e que a UPA seja um evento que possa apoiá-los no processo de decisão sobre o futuro de suas carreiras profissionais", comenta Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp

A abertura da UPA 2021 será às 12h, ao vivo, pelo canal da TV Unicamp no YouTube. Todas as atividades serão transmitidas também pelo YouTube, pelos canais da TV Unicamp, do Vestibular Unicamp e das faculdades e institutos de ensino da universidade. Quem não puder acompanhar ao vivo poderá conferir as gravações, que ficarão disponíveis nos canais. Todos os links de acesso às transmissões podem ser conferidos no site www.upa.unicamp.br na aba "programação". É possível refinar a busca de atividades por curso ou unidade de ensino.  

Confira os destaques da programação:

3ª feira - 20 de julho

12h - Abertura Oficial
Acesso em youtu.be/oT0SdiZZyoQ

14h - Atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação - programação completa em www.upa.unicamp.br/programacao-2021

17h30 - Live com a Comvest sobre as Modalidades de Ingresso na Unicamp e o formato das provas do Vestibular Unicamp. Participação dos professores José Alves Neto (diretor da Comvest) e Márcia Mendonça (coordenadora acadêmica da Comvest)
Acesso em youtu.be/rPnLJQOoyZM

4ª feira - 21 de julho

10h - Painel "Ciência e Tecnologia na Pandemia"
Participação dos professores Marcelo Mori, Luiz Carlos Dias, Anderson Rocha e Marisa Beppu, membros da Força-Tarefa Unicamp no Combate à Covid-19, e dos estudantes Rogério Bataglioli e Lucas Buscaratti.
Acesso em youtu.be/v6QWpVhf2Yg

14h - Atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação - programação completa em www.upa.unicamp.br/programacao-2021

17h30 - Live interativa no perfil oficial do Vestibular Unicamp no Instagram - @vestunicamp

5ª feira - 22 de julho

10h - Painel "Inovação e Empreendedorismo na Universidade", organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova)
Participação de Mariana Inglez (gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp), David Figueira (ex-aluno da Unicamp, CEO do Grupo Lamas e presidente do grupo Unicamp Ventures), Augusto Gouveia (presidente da Liga Empreendedora da Unicamp) e Leonardo Galissio (diretor de Expansão da Federação de Empresas Júniores do Estado de São Paulo).
Acesso em youtu.be/UG1mUn8zsOA

14h - Atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação - programação completa em www.upa.unicamp.br/programacao-2021

17h30 - Live com a Comvest sobre as políticas de inclusão e permanência estudantil na Unicamp. Participação dos professores José Alves Neto (diretor da Comvest) e Mariana Nery (coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE).
Acesso em youtu.be/pihjsne264s

6ª feira - 23 de julho

10h - Painel "Sustentabilidade e Direitos Humanos"
Participação de Luiz Carlos Pereira da Silva (coordenador do projeto Campus Sustentável), Danúsia Arantes (coordenadora do projeto Olhos no Futuro), Josianne Cerasolli (coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp) e dos estudantes Dara Signoreti, Daniel Correia e Waldir Junio Rodrigues. 
Acesso em youtu.be/aeu4KnCQBbo

14h - Atividades organizadas pelas Faculdades e Institutos da Unicamp sobre os cursos de graduação - programação completa em www.upa.unicamp.br/programacao-2021

17h30 - Live interativa da Comvest - Quiz sobre o Vestibular Unicamp
Acesso em youtube.com/watch?v=wBPLjfK1V0Y

Serviço

Unicamp de Portas Abertas 2021 - Edição Virtual 
Datas: 20 a 23 de julho de 2021
Programação completa e links das transmissões: www.upa.unicamp.br/programacao-2021
Informações: www.upa.unicamp.br e perfis oficiais da Unicamp nas redes sociais
 

Imagem de capa

foto mostra estudantes andando por uma rua do campus com o ginásio multiusuário ao fundo
Semana que apresenta a universidade a estudantes de todo o Brasil começa nesta terça-feira (20) (foto: Antonio Scarpinetti)