Vestibular Indígena acontece no domingo (20) para 1.600 candidatos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai aplicar, no próximo domingo, 20 de junho, a prova da terceira edição do Vestibular Indígena Unicamp. O exame será aplicado em seis cidades do país: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. A prova terá início às 13 horas e deverá ser considerado o horário local. Estão inscritos 1.697 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil. A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas, impreterivelmente. A duração da prova é de quatro horas

Os candidatos deverão seguir os protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades sanitárias. Para que a prova transcorra sem problemas, os candidatos devem seguir algumas orientações, como ir de máscara e levar máscaras extras para trocar no decorrer da prova, caso necessário, além de levar a própria água e álcool em gel. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

O que levar: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. Importante: no dia da prova, os candidatos precisam levar a documentação especificada no Edital, que comprova pertencerem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. Estudantes indígenas ingressantes pelo Vestibular Indígena 2019 ou 2020, devidamente matriculados, são dispensados da apresentação da documentação.

Alteração – datas de matrícula

A Comvest ajustou o calendário de chamadas e matrículas do Vestibular Indígena para que os aprovados tenham um tempo maior de preparação para se matricular. A matrícula on-line dos aprovados em primeira chamada, que seria realizada em apenas um dia, de 7 a 8 de julho, agora será realizada de 26 a 30 de julho, na página do Vestibular Indígena 2021. Nas duas cidades com maior demanda de candidatos (São Gabriel e Tabatinga) haverá, também, um plantão para orientação e auxílio dos aprovados no momento de realizar a matrícula on-line, em local a ser divulgado. Os aprovados das demais regiões poderão continuar contando com o atendimento nos canais de comunicação da Comvest: csocial@comvest.unicamp.br e (19) 35211808. A segunda chamada será divulgada no dia 3 de agosto, para matrícula on-line no dia 4 de agosto. As demais chamadas estão indicadas a seguir.

Calendário - Vestibular Indígena 2021

20/06/2021
às 13 horas
(horário local)

Aplicação das Provas nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM),

12/07/21
às 18 horas

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, na página eletrônica da Comvest.

26/07/2021 a 30/07/2021
das 09h00 às 17h00

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.

29 e 30/07

Atendimento presencial e orientação para matrícula virtual em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira (em local a ser divulgado).

3/08/2021
às 18 horas

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, na página eletrônica da Comvest.

4/08/2021
das 09h00 às 17h00

Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.

6/08/2021
às 18 horas

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, na página eletrônica da Comvest.

9/08/2021
das 09h00 às 17h00

Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.

11/08/2021
às 18 horas

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, na página eletrônica da Comvest.

12/08/2021
das 09h00 às 17h00

Matrícula dos convocados em 4ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.

13/08/2021
às 18 horas

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, na página eletrônica da Comvest.

16/08/2021
das 09h00 às 17h00

Matrícula dos convocados em 5ª chamada (virtual), na página eletrônica da Comvest.

Vestibular Indígena Unicamp 2021

Comunidade Interna