Unicamp anuncia que vai manter a lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando que irá manter a lista de obras em língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória para candidatos ao Vestibular Unicamp. Desta maneira, as mesmas 10 obras anunciadas para os candidatos ao Vestibular Unicamp 2022 irão valer para o Vestibular Unicamp 2023. A Comvest divulga com antecedência, a cada ano, as obras que compõem a lista de leituras exigidas para o Vestibular, de maneira a permitir o planejamento de professores e estudantes. Para a edição de ingresso em 2023, a Unicamp ponderou que seria prudente manter as obras, considerando os impactos da pandemia na educação e a necessidade de adaptação de estudantes e professores em um contexto de retomada.

As 10 obras da lista foram escolhidas a partir de critérios como a representatividade dessas manifestações literárias nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio. A lista de obras para os Vestibulares Unicamp 2022 e Unicamp 2023 apresenta seis gêneros literários (Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem) e dez autores (Camões, Racionais MCs, Olavo Bilac, Ligia F. Telles, F. Pessoa, Paulina Chiziane, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Pero Vaz de Caminha) indicados abaixo e na página www.comvest.unicamp.br.

Lista de Leituras - Vestibulares 2022 e 2023

Obra

Onde acessar

Luís de Camões

(sonetos selecionados pela Comvest)

Domínio público e Vinte Sonetos. Org: Sheila Hue. 1ª ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

Racionais Mc’s

Sobrevivendo no Inferno

Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Cosa Nostra, 1997.

Olavo Bilac

Lygia Fagundes Telles

Conto “O Seminário dos ratos”

Fernando Pessoa

O Marinheiro

Domínio público e O Marinheiro. Introdução e notas: Marcos lopes e Ana Maria Côrtes. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

Júlia Lopes de Almeida

A Falência

Domínio público e A Falência. Edição comentada: Regina Zilberman. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2018

Raul Pompeia