Magna Charta Universitatum 2020 será lançada nesta quinta-feira (17) em evento remoto

Os 32 anos da primeira edição da Magna Charta Universitatum (MCU), documento escrito em 1988 e que definiu os princípios fundamentais das universidades segundo a perspectiva europeia, serão celebrados com uma atualização a ser lançada nesta quinta-feira (17). O evento no formato remoto reunirá representantes das mais importantes universidades do mundo. O reitor Antonio José Meirelles participou na manhã desta quarta-feira (16) da abertura das comemorações do aniversário da MCU.

A Unicamp, que é uma das signatárias brasileiras do documento original, foi a única universidade da América Latina a participar do projeto de revisão de valores institucionais que serviu de base para a atualização da Magna Charta. Os resultados deste projeto, denominado Valores Vivos (Living Values), foram apresentados em Salamanca, na Espanha, no segundo semestre de 2018.

Atualmente, o conjunto de universidades signatárias deste primeiro documento engloba mais de 900 instituições de todo o mundo, 13 das quais do Brasil. Na Magna Charta Universitatum 2020, a ênfase é o protagonismo que as universidades devem exercer no enfrentamento dos grandes desafios do mundo contemporâneo.

A programação conta ainda com o ex-reitor Marcelo Knobel que participa como palestrante no dia 17 com o tema Widening Access and Achieving Equity, na sessão 4 sobre Reflections on key themes and future action. Marcelo Knobel, é membro do Observatório da Magna Charta, Brazil.

Confira a programação do evento University values and responsibilities: responding to the challenges of the future

Acesse o documento original da Magna Charta Universitatum em português.

Responsabilidade social é principal marca da Unicamp

Universidades do mundo rediscutem valores

Unicamp faz reflexão sobre seus valores

Workshop Valores Vivos acontece no dia 15