CITIC e CCUEC divulgam comunicado à comunidade sobre mudanças nas políticas da Google

À comunidade da Unicamp

Em virtude de notícias recentes sobre mudanças iminentes nas políticas da Google, que afetariam o nível dos serviços disponíveis à nossa comunidade (como uso do Google Meet com gravação e transmissão ao vivo interna à Unicamp e sem limite de tempo para até 250 pessoas, armazenamento ilimitado, entre outros), a diretoria da CITIC e a superintendência do CCUEC vêm fazer os esclarecimentos a seguir.

Até meados do ano passado, a Unicamp mantinha um contrato gratuito de uso dos serviços da modalidade Education da Google, que incluía e-mail, uso do Meet limitado, em tempo e número de participantes, e  armazenamento ilimitado.  

Em meados do ano passado, a inevitabilidade das aulas remotas, em virtude da pandemia de Covid-19, causou um aumento excepcional no uso dessas facilidades, além de criar novas pressões como o aumento do tamanho da audiência do Meet.

A Unicamp decidiu, então, celebrar um novo contrato com a Google, agora com ônus, da modalidade Enterprise, que contempla o nível de uso dos serviços que temos hoje. Foram adquiridas 4.700 licenças, suficientes para satisfazer as necessidades de todos os docentes, PEDs e contas institucionais. Os demais usuários da Unicamp continuam com licenças do tipo Education. Esse contrato está vigente até novembro de 2021. A CITIC e o CCUEC já estão em negociações com a Google para a renovação dessas licenças por pelo menos mais um ano. 

A Google, no entanto, vem experimentando mudanças no padrão de uso de seus serviços em várias instituições, o que tem obrigado a companhia a mudar os termos de prestação de seus serviços. As duas modalidades atuais darão lugar a quatro outras, todas, porém, com limite de armazenamento. Esse limite só deverá afetar a Universidade a partir de julho de 2022. 

Todos os fatos acima indicam a necessidade urgente de uma discussão com a comunidade sobre quais serviços necessitam ser mantidos no futuro, em que nível, e se haverá capacidade financeira de arcar com o seu custo. Além disso, um exame das alternativas disponíveis dentro e fora da Unicamp é indispensável. A CITIC e o CCUEC estão cientes do seu papel na condução dessa fase de transição e farão o que estiver ao seu alcance para que ela ocorra sem sobressaltos e atenta às necessidades da nossa comunidade.

Prof. Ricardo Dahab, Diretor da Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC)

Prof. Sandro Rigo, Superintendente do Centro de Computação (CCUEC)

Campinas, 13 de maio de 2021.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”