Comvest recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2022, a partir de 24 de maio

Autoria
Fotos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai abrir no dia 24 de maio, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os pedidos deverão ser realizados até o dia 15 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest.

Desde o ano passado, considerando o contexto da pandemia de Covid-19, a Comvest flexibilizou alguns procedimentos para o pleno atendimento dos estudantes das escolas públicas no Programa de Isenção. Em relação aos documentos, como alternativa em caso de dificuldade de conseguir junto às escolas o Histórico Escolar, os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir um documento a partir do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta. Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar uma declaração de que são/foram estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo disponível no Edital. Importante: os candidatos que optarem pela declaração deverão, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2022 ou no Enem-Unicamp 2022, anexar o documento oficial exigido (Histórico Escolar ou Declaração da Escola).

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal (do candidato(a), pai, mãe ou responsável), para que, nesse caso, os candidatos não precisem anexar a documentação exigida.

Os pré-requisitos para receber a isenção são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2021 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2022 e no Enem-Unicamp 2022. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. O calendário do Vestibular Unicamp 2022 será divulgado em breve e as inscrições serão realizadas em agosto, pela internet. Juliana Sangion

Comunicação Social - Comvest/Unicamp

Imagem de capa
audiodescrição: imagem em preto e branco. Em foco mulher em pé com mão no rosto e celular na outra, atrás rampa com pessoas subindo, fora de foco. Foto: Alex Matos