Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Unicamp assinam protocolo de intenções

Autoria
Edição de imagem

Nesta quarta-feira (7), a Unicamp e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) assinaram um protocolo de intenções para a formalização de convênios e parcerias nas áreas de desenvolvimento sustentável e eficiência energética. O documento foi assinado pelo Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e por Marcos Rodrigues Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente. Participaram também do evento virtual representantes da Unicamp que atuam em projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, da SIMA e de empresas parceiras na realização desses projetos. 

Ao longo do encontro, Marcos Penido destacou a importância de parcerias com instituições como a Unicamp, que desenvolve pesquisas que auxiliam na identificação de caminhos para a elaboração de políticas públicas e execução de projetos estratégicos. Segundo o secretário, a administração estadual tem como meta reduzir em 30% o consumo de energia de todos os seus prédios públicos, cerca de 30 mil no total, até o fim de 2022. "Cuidar do meio ambiente é cuidar do ar, da água, da terra, do lugar em que vivemos. E é através da infraestrutura que podemos por isso em prática, seja através dos recursos hídricos e da melhoria do saneamento básico, como no setor de energia, na mudança da nossa matriz energética, com a busca de novas matrizes menos poluidoras, e na busca da eficiência energética, que traz economia", detalha Penido. 

fotos mostram o reitor marcelo knobel e o secretário mascos penido
Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp, e Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, ressaltaram a importância da parceria para a elaboração de políticas e fortalecimento das instituições públicas (fotos: Antonio Scarpinetti e Leon Rodrigues/SECOM)

Atualmente, a Unicamp põe em prática diversas ações em busca do desenvolvimento sustentável e da eficiência energética. Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Projeto Campus Sustentável, destaca que iniciativas como geração de energia renovável, a partir de células fotovoltaicas, o projeto do ônibus elétrico do campus e toda a otimização de unidades e órgãos para torná-los mais eficientes do ponto de vista energético já conseguiu reduzir em 10% o consumo de energia na Universidade. Ele também ressalta a participação da Unicamp na formação de profissionais para este setor. "Esse protocolo de intenções abre caminhos para discutirmos uma parceria mais efetiva, um convênio entre a Unicamp e o Estado, e que conte também com a parceria das distribuidoras que atuam no Estado", comenta.

Outra iniciativa importante que passa a ser potencializada com a parceria é a criação do HIDS, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, que conta em sua essência com os princípios de eficiência energética e de sustentabilidade. "Juntamente com a Prefeitura de Campinas, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e os stakeholders da região vizinha à Unicamp, propomos a criação de um distrito em que promovemos o desenvolvimento urbano com infraestrutura robusta e dentro da lógica do desenvolvimento sustentável. A Unicamp deseja colaborar com a criação de um distrito que seja modelo para a região", explica Marco Aurélio Lima, Diretor Executivo de Planejamento Integrado da Unicamp. 

fotos mostram paineis fotovoltaicos em prédios da unicamp e o ônibus elétrico
Ações desenvolvidas pelo Projeto Campus Sustentável já conseguiram reduzir em 10% o consumo de energia elétrica da Unicamp (fotos: reprodução)

Para o Reitor Marcelo Knobel, a assinatura do protocolo de intenções é um passo importante que fortalece o trabalho de instituições que se dedicam à promoção da sustentabilidade: "Temos conseguido avançar de forma significativa em nossa parceria com a CPFL, também temos parceria com a Sanasa, a empresa de águas da região de Campinas, onde estamos construindo um grande centro internacional de pesquisas em água. Fortalecer as instituições públicas que se dedicam a essas questões é fundamental para o futuro e para o desenvolvimento sustentável"

Imagem de capa
foto mostra placas de energia fotovoltaica sobre edifícios da unicamp

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Deape (Apoio e Permanência Estudantil), tem o objetivo de ampliar o escopo de ações do SAE e a Detic (Tecnologia de Informação e Comunicação), a proposta é centralizar e orientar a gestão e a governança de TIC na Universidade 

Atualidades

De 30 de outubro a 13 de novembro, cada uma das 25 unidades deverá indicar o nome de um egresso da graduação, um da pós-graduação stricto sensu e um de cada colégio técnico

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Comvest, a partir desta terça-feira (26)

Docente é referência em pesquisas relacionadas à saúde da mulher, em especial ao uso de métodos contraceptivos

Cultura & Sociedade

Tito Aureliano estudou a evolução do sistema respiratório de dinossauros por meio da histologia de tecidos fossilizados

Luiz Carlos da Silva terá mandato de dois anos em grupo composto por membros da Alesp, de universidades e de institutos de pesquisa