Aluno da Unicamp participará de encontro da ABC com vencedores de Prêmios Nobel

O doutorando em Política Científica e Tecnológica (PCT) Victo José da Silva Neto foi um dos 40 estudantes brasileiros selecionados entre graduandos e pós-graduandos de várias universidades do país para participar de um encontro online promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Nobel Prize Outreach, braço de comunicação da Fundação Nobel. O evento, que ocorrerá no dia 8 de abril para discutir “O Valor da Ciência”, pretende gerar um debate sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, principalmente em tempos de crise, além de inspirar estudantes brasileiros a perseguirem carreiras científicas.

Em um primeiro momento do encontro, ocorrerá um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012, que serão acompanhados por Luiz Davidovich, presidente da ABC, e Helena Nader, copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências e vice-presidente da ABC. A conversa será conduzida por Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach.

Na segunda parte do evento, duas mesas-redondas reunirão os ganhadores do Prêmio Nobel, Moser e Haroche, com estudantes selecionados para sessões de perguntas e respostas. Victo, que é orientado pela docente do Instituto de Geociências, Maria  Beatriz Bonacelli, vai participar da mesa redonda com Serge Haroche e terá a possibilidade de fazer perguntas ao físico. Os estudantes foram selecionados entre 167 indicados por 88 universidades públicas e privadas de 23 Estados do país.

A atividade é um evento prévio do Diálogo Nobel Brasil 2022, que reunirá vencedores do Prêmio Nobel e outras lideranças intelectuais para discutir “O Futuro Que Queremos”. Esse formato de encontro será inédito e foi sugerido pela ABC à Fundação Nobel para reunir laureados do Nobel com pesquisadores de todo o Brasil. O evento ocorreu em outros países reunindo apenas estudantes de determinadas Universidades. Além da colaboração do Instituto Serrapilheira, que financia o evento, o Ministério da Educação enviou um ofício às universidades federais brasileiras recomendando que a transmissão do encontro integre as atividades de graduação e pós-graduação.

#

Victo, que é formado em Relações Internacionais pela PUC SP e em Economia pela Unicamp, com mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo PPG-PCT, investiga em seu doutorado as interações entre ciência e tecnologia na era digital, seguindo a tradição de história econômica da ciência e da tecnologia. Trata de questões como a influência da inteligência artificial sobre as práticas científicas, o papel central dos dados e o desenvolvimento de plataformas digitais públicas. Sua orientadora, Maria Beatriz Bonacelli, comentou sobre a satisfação de um aluno do Programa de Pós-Graduação em PCT representar a Unicamp em um evento tão singular.  “Retrata um dos temas centrais dos debates tanto do Departamento como da Pós-Graduação em PCT, que é a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade – como essas interações se deram ao longo da História e como estão abaladas agora com o advento da Inteligência Artificial e da plataformização da economia, colocando desafios para a agenda da Ciência, para a formação de pesquisadores e profissionais em geral, para as políticas públicas”, disse.

O encontro, que será conduzido em inglês, será transmitido entre 10h e 13h30 no YouTube do Nobel Prize com tradução simultânea disponível em português. As inscrições para receber atualizações e lembretes podem ser feitas aqui.

Encontro “O Valor da Ciência”

Comunidade Interna