Plataforma Alumni já tem 5 mil membros

Engajar ex-alunos e estimular parcerias com atuais estudantes são objetivos da Plataforma Alumni da Unicamp. Com novas funcionalidades, a Plataforma, em seu formato atual, foi lançada em agosto de 2020 e possui atualmente cerca de 5 mil membros. Através da ferramenta, cria-se uma rede de contatos que possibilita mentorias, empregos e engajamento em campanhas da Universidade.

“Que as comunidades possam se encontrar, se reunir, se integrar, essa é a ideia principal”, sintetiza o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. O professor destaca que é fundamental manter o contato com ex-alunos, e faz um chamado para que eles se conectem à Plataforma Alumni, estimulando assim o fortalecimento da rede. “É uma ferramenta que realmente pode ajudar e contribuir para contatos, para decisões, para absolutamente tudo o que se refere à vida da universidade ou mesmo simplesmente para aqueles que têm saudades e querem reencontrar pessoas”, observa.

O reitor pontua que já há um número grande de pessoas conectadas à rede, e a Plataforma ainda tem o potencial de um grande crescimento. Dessa forma, avalia, a ferramenta também pode ajudar alunos que estão iniciando a carreira, estabelecendo novas possibilidades de contatos. No momento, há por exemplo 12 vagas de empregos publicadas na rede, e diversas possibilidades de mentoria.

Rede em crescimento

A Plataforma Alumni, gerenciada pela Graduway, conforme observa a gerente da conta da Unicamp, Daniele Gonik, é uma rede em constante crescimento. Ela frisa que há mais de 1.200 usuários dispostos a prestar mentoria e a oferecer conselhos sobre carreira para atuais alunos. Além disso, 58 vagas de emprego já foram postadas desde o lançamento da plataforma, em agosto de 2020.

Segundo Daniele, é difícil manter o vínculo com a instituição de ensino após a formação, em virtude de mudanças de cidade ou de país, e a rede de contatos acaba muitas vezes se perdendo. A Plataforma Alumni, assim, vem como uma forma de restabelecer a conexão. “Você ter uma rede de alunos e ex-alunos possibilita que as pessoas se encontrem umas com as outras para oferta de trabalho, mentoria, participação em eventos e diversas outras possibilidades que envolvem o networking. Essa é a grande riqueza: realmente ter uma comunidade virtual”, afirma.

Plataforma tem novas funcionalidades

Em virtude de necessidades que surgem, a plataforma passa por constantes aperfeiçoamentos e ganha novas funcionalidades. Uma das últimas novidades é a possibilidade de videoconferência. Dessa forma, não é necessário sair da plataforma para realizar um encontro entre contatos.

Acesse e cadastre-se na Plataforma Alumni em: unicamp-alumni.org.br/

audiodescrição: fotografia colorida de vista aérea da Unicamp com o logo da Plataforma Alumni em cima

Comunidade Interna