Hospital de Clínicas divulga nota sobre restrição de atendimentos no PS e suspensão de internações para cirurgias eletivas

A superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp reforça nesta terça-feira (16/03), que a manterá a restrição dos atendimentos na Unidade de Emergência Referenciada (PS) e a suspensão de internações para cirurgias eletivas. Há dias,  a superlotação do PS vem se mantendo acima dos 100% da capacidade operacional - ontem estava 219% -, o que inclui duas salas de emergência (vermelha) destinada à estabilização dos pacientes graves que chegam à unidade.

Com esse cenário, não será possível manter o atendimento em fluxos separados (COVID e não COVID) caso cheguem mais pacientes. No momento, a Unidade de Emergência Referenciada está com 26 pacientes, sendo 20 com indicação de internação em enfermarias - 16 COVID confirmados - e sete pacientes graves entubados (6 COVID e 1 não COVID). Se mantém um aumento expressivo de procura espontânea de casos com síndromes respiratórias que sobrecarregam a Unidade.

A medida de suspensão de internações para cirurgias eletivas é para dar vazão aos pacientes do PS. O comunicado foi enviado à central estadual de regulação de vagas (CROOSS), para os serviços de resgate das rodovias, SAMU, prefeituras da região e grupamento Águia da PM. Essa medida do PS será por 24 horas e continua a ser avaliada diariamente para decidir a suspensão ou manutenção da restrição.

Campinas 16 de março de 2021
Assessoria de Imprensa HC Unicamp

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos