Blogs de Ciências da Unicamp é parceiro do Consulado Geral da França em São Paulo, da Unesco Brasil e do Jornal Nexo

Edição de imagem

O Ciclo de Palestras “COVID-19 na mira de pesquisadores brasileiros e franceses” é uma iniciativa do Consulado Geral da França em São Paulo, que dá início a uma parceria voltada para a Divulgação Científica com o Blogs de Ciência da Unicamp.

Nestes tempos de crise, agregar força entre instituições para ampliar cada vez mais o acesso à informação segura e confiável tem sido um pressuposto da Divulgação Científica. Amplificar o trabalho das instituições que já produzem material científico acessível foi a opção de Nadège Mézié, adida para a Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, para pensar e refletir sobre a pandemia, nos países Brasil e França e na comunidade franco-brasileira.

##
Palestra de abertura será com o pesquisador Frédéric Keck, diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS)

“Em meados de fevereiro, iniciamos a conversa sobre esta parceria, propondo inicialmente a construção de um material escrito que pudesse ser traduzido em francês ou português, para compreendermos melhor a situação dos países, pela perspectiva de cientistas e estudiosos da pandemia, tanto no Brasil, quanto na França” disse Ana Arnt, coordenadora do Blogs de Ciência da Unicamp. Posteriormente, no entanto, decidiu-se pela parceria iniciar com o ciclo de palestras, já unindo-se aos grupos da Unesco Brasil e o Jornal Nexo.

O Ciclo iniciará dia 15 de Março, às 14h30, com o pesquisador Frédéric Keck, que é atualmente diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), e autor de várias publicações sobre Antropologia de epidemias. A palestra intitula-se “Les sentinelles des pandémies. Les sociétés asiatiquessont-elles mieux préparées aux émergencesvirales?” (Sentinelas de pandemias. As sociedades asiáticas estão mais bem preparadas para emergências virais? em tradução livre). Ela será proferida em francês e terá legendas em português, inseridas após a transmissão ao vivo.

Ao longo de todo o ano de 2021 acontecerão palestras, proferidas por pesquisadores brasileiros e franceses, buscando apresentar a Covid-19 para não-especialistas. A programação completa até agosto de 2021 pode ser conferida no site https://cutt.ly/tzxhQS6

A participação do Blogs de Ciência da Unicamp no Ciclo de Palestras

O Blogs de Ciência da Unicamp tem produzido conteúdo de divulgação científica em um site dedicado à Covid-19 desde o dia 21 de Março de 2020. Desde então, pesquisadores e pós-graduandos da instituição, além de convidados do portal, escrevem textos que vão desde os cuidados básicos, transmissão e vacinas, passando por debates sociais e educacionais, até o combate à desinformação.

A este trabalho, somam-se mais de 200 textos, articulados com vídeos, infográficos e análises sobre a pandemia, sempre voltados ao público externo à academia.

Enquanto planejava as ações de 1 ano do Especial Covid-19, a equipe do Blogs foi surpreendida com o convite para participar desta parceria, em fevereiro. “É mais uma etapa no trabalho da equipe do Blogs e do nosso Especial Covid-19, que recebemos como um desafio e uma oportunidade importante de diálogo estarmos em uma parceria com instâncias tão importantes neste cenário”, afirma Ana Arnt.

Por enquanto, dois palestrantes confirmados escrevem textos para o Especial Covid-19, o mestrando Maurílio Bonora Junior e a Doutoranda Mariene Amorim, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, do Instituto de Biologia da Unicamp, atuando na Força Tarefa como pesquisadores e, também, divulgadores científicos. A mediação de palestras de pesquisadores brasileiros também será feita com suporte da equipe do Blogs da Unicamp.

“Mais do que apenas um novo ciclo com palestras acadêmicas on-line, tal parceria busca compreender mais profundamente a doença pensada por dois países distantes e como podemos aprender com experiências, saberes e ciência nesta troca”, conclui Ana Arnt.

Contatos: Ana Arnt blogs@unicamp.br e Nadège Mézié nadege.mezie@diplomatie.gouv.fr

 

Imagem de capa
Entidades se unem na organização do ciclo de palestras “Covid-19 na mira de pesquisadores brasileiros e franceses” que acontecerá durante 2021

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa