Unicamp inaugura casa para hospedar professores chineses

A Unicamp inaugurou na manhã desta segunda-feira (8), a Casa Professor Pierre Mountouchet que abrigará professores chineses que chegam à Universidade para ministrar cursos de Mandarim e participar de atividades acadêmicas e culturais organizadas pelo Instituto Confúcio Unicamp. A casa está localizada na Vila Santa Isabel em Barão Geraldo e terá acomodações para receber até quatro professores visitantes de uma só vez.

##
Casa irá acomodar até quatro professores chineses de uma só vez

“Esta é uma ótima notícia. Com a inauguração, a Universidade terá condições de hospedar os chineses com maior conforto e segurança”, destaca o diretor de Relacões Internacionas, professor Mariano Laplane. Ele argumenta ainda que a casa constitui uma economia financeira significativa para a Universidade, visto que era necessário assumir despesas com hospedagem em hotéis para acomodar os visitantes. O nome dado à hospedagem é uma homenagem ao ex-professor do Instituto de Biologia Pierre Mountouchet, já falecido, e que doou o imóvel para a Universidade há alguns anos.

Os professores chineses são selecionados e enviados pela Beijing Jiaotong University (BJTU), parceira da Unicamp no Instituto. Em contrapartida, a Universidade oferece a acomodação e despesas gerais durante a permanência dos professores. O acordo com a BJTU existe há, pelo menos seis anos, e no ano passado foi prorrogado. Segundo Laplane, trata-se de uma parceria extremamente positiva. Além dos cursos de mandarim oferecidos à comunidade universitária, a Escola de Extensão também oferece cursos para interessados na região de Campinas.

O imóvel está localizado na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo

Por meio do Instituto Confúcio há também iniciativas de difusão da cultura chinesa no campus e na cidade. O Instituto oferece o teste de proficiência em língua chinesa, oportunidades de intercâmbio, o chamado Summer Camp, ou curso de verão na China, além de atividades esportivas como dança e Tai Chi Chuan. A sede do Instituto é na Biblioteca Central da Unicamp e no momento tanto as aulas, como o atendimento, estão acontecendo de maneira remota, devido à pandemia.

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”