Unicamp inicia programa de empréstimo de ultrafreezers para vacinas

Programa de empréstimo de ultrafreezers para recebimento e armazenamento de vacinas de RNA mensageiro

Em mais uma ação da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19, com o objetivo de analisar o parque de ultrafreezers na região de Campinas e considerando a possibilidade de compra de vacinas de RNA mensageiro pelo Brasil, as quais necessitam de armazenamento em baixas temperaturas em ultrafreezer (-70°C), estamos realizando um levantamento para verificarmos qual a capacidade da Unicamp e de institutos de pesquisa e empresas da região de Campinas em disponibilizar ultrafreezers por um período determinado (fevereiro 2021 a fevereiro 2022) para armazenamento das vacinas, caso sejam adquiridas e incorporadas ao PNI/SUS para distribuição.

Neste primeiro momento, a ideia é conhecer a disponibilidade destes ultrafreezers, comunicar para a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e das cidades vizinhas, que podem usar a infraestrutura como ponto de apoio estratégico para a distribuição das vacinas na região.

Os requisitos para a disponibilização dos ultrafreezers são:

- FREEZER TIPO ULTRA BAIXA TEMPERATURA -80°C/BACKUP DE CO2
- Estar conectado a gerador
- Possuir sistema de backup com cilindro de CO2 (injeção para manutenção da temperatura)
- Possuir sistema de monitoramento de temperatura que envia mensagem ao celular
- Ter passado por manutenção/revisão nos últimos 5 anos
- Ser dedicado exclusivamente para armazenamento das vacinas

Mesmo um freezer que não siga todos estes critérios, poderá ser considerado. Para os ultrafreezers que não atendem a todos os requisitos acima, existe a possibilidade de contratação de serviço técnico especializado para revisão simplificada de funcionamento e instalação do sistema de backup e monitoramento de temperatura. Neste sentido, esperamos contar com apoio de empresas e empresários da região.

Para avaliarmos a característica do seu ultrafreezer e a sua disponibilidade de atender as demandas futuras, por favor preencha o formulário aqui.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, favor contactar:

Prof. Luiz Carlos Dias (ldias@unicamp.br)
Instituto de Química
Membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19