Curta-metragem produzido no Instituto de Artes ganha prêmio em festival italiano

O curta-metragem “Desvio”, realizado no Instituto de Artes da Unicamp, acaba de receber o prêmio (ex aequo) “Gli occhi sulla città” para curta-metragens em competição na 45º edição do festival italiano Laceno D'oro, sediado na cidade de Avelino e com formato online em 2020. Trata-se do primeiro trabalho como diretora e roteirista da aluna do Instituto de Artes (IA) Flora Nakazone, realizado para uma disciplina, sob orientação do professor Noel dos Santos Carvalho.

"Desvio" é um filme realizado a partir de filmes caseiros em Super-8 que retratam o Brasil da década de 1970, e foi produzido como projeto de cinema do curso de Midialogia da Unicamp. O filme conta com uma trilha sonora original da compositora Lea Taragona e montagem de Rodrigo Faustini, também ex-alunos da Unicamp, além de co-produção de Luís Gustavo Sierra, aluno da Midialogia.

Sobre a diretora:​ Flora Nakazone (1995) é uma artista brasileira. Formou-se em Midialogia pela Universidade de Campinas (Brasil) e estudou Cinema na Universidade da Beira Interior (Portugal). Em 2016, lançou seu primeiro livro, “Escafa”, pela Editora Urutau. “Desvio” é seu primeiro filme.

"Desvio"

Direção: Flora Nakazone

Texto e voz: Flora Nakazone

Produção: Flora Nakazone, Rodrigo Faustini e Luis Gustavo Sierra

Trilha: Lea Taragona

Captação e edição (voz): Vitor Wutzki

Montagem: Rodrigo Faustini

Finalização: Rodrigo Faustini

Legendas: Laura Trochmann

Tradução (inglês): Breno Camargo (Drump Goo)

Tradução (espanhol): Gabriel Edé

Cartaz: Lara Nakazone

Apoio:​ Departamento Multimeios (DMM)/Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas

Gênero:​ Experimental

Sinopse:​ Um país imaginado, que se fez involuntariamente. Alguém que se agarra a leitura de cartas, sem remetente ou destinatário nomeados. Um presente que torna seus viventes estrangeiros em qualquer terra. Uma pessoa dentro da imaginação de outra.

Assista ao teaser do filme.

Exibições:

45º Laceno D'oro - prêmio “Gli occhi sulla città” (ex aequo)

Kautik International Film Festival 2020 (Índia)

Mostra latino-Americana de Curtas (Brasil)

10º ULTRACinema (México)

13º Dresdner Schmalfilmtage (Alemanha) - competição found footage

22º Festival Equinoxio (Colômbia)

MicGénero Tour 2020 (México)

Acompanhe o Instagram oficial do filme

Publicação da premiação do Laceno D’Oro

Curta-metragem dirigido por aluna do Institutos de Artes vai estrear na Alemanha

Assista ao "Fala Campus" produzido pela TV Unicamp: