Samsung anuncia nova sede do Programa Ocean na Unicamp

Edição de imagem

A Unicamp é a mais nova integrante do Samsung Ocean, programa de inovação e capacitação tecnológica da companhia. Já está à disposição um espaço físico no polo de inovação da universidade, com infraestrutura completa para as atividades que, neste primeiro momento, serão realizadas no formato online por conta do distanciamento social. Os cursos, palestras e workshops oferecidos estarão integrados com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA), em Manaus, que já possuem parceria com a iniciativa da Samsung.

Coordenador do projeto, reitor Marcelo Knobel: "[O Ocean Unicamp] certamente agregará mais valor a um ecossistema que vem cada dia mais se fortalecendo em torno de nossa universidade"  
Coordenador do projeto, reitor Marcelo Knobel: "[O Ocean Unicamp] certamente agregará mais valor a um ecossistema que vem cada dia mais se fortalecendo em torno de nossa universidade"  

A nova unidade do Ocean fica localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O programa da Samsung oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo programa e cerca de 3.700 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.

“É com satisfação que anunciamos o Ocean Unicamp como a mais nova unidade do projeto. Estrategicamente, será um ponto de referência para atender à demanda de Campinas e região, que têm vocação muito forte em inovações tecnológicas. O espaço físico do programa está preparado para atividades presenciais e, também, online, com integração entre as unidades. A expansão faz parte da estratégia da Samsung em continuar a cumprir sua missão de capacitar profissionais com um olhar atualizado para as demandas do mercado de trabalho”, afirmou Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

“É uma alegria para a Unicamp poder fazer parte do grupo de universidades que têm uma unidade do Ocean, um modelo inovador de oportunidades em diversas áreas tecnológicas. O Ocean Unicamp estará próximo às nossas unidades de ensino e pesquisa, e em contato com as empresas incubadas e filhas da Unicamp, e certamente agregará mais valor a um ecossistema que vem cada dia mais se fortalecendo em torno de nossa universidade. Esperamos que as atividades do Ocean, integradas com as outras unidades, possam trazer muitos benefícios para todos os atores de inovação da região”, destaca o reitor Marcelo Knobel, coordenador do projeto.

A Intelligence of Things Week (IoT Week), acontece de 30/11 a 2/12, com palestra e workshops gratuitos e online promovidos pelo Ocean
A Intelligence of Things Week (IoT Week), acontece de 30/11 a 2/12, com palestra e workshops gratuitos e online promovidos pelo Ocean

Onda de cursos

Desde abril a Samsung unificou os cursos do Ocean Manaus e São Paulo e se adaptou à nova realidade para promover ciclos mensais de cursos, palestras e oficinas no formato online, com programações variadas que dão destaque a temas que são tendência no mercado de tecnologia, como Blockchain, Bixby (assistente virtual criada pela companhia), Internet das Coisas, Python, Unity, entre outros. Em dezembro, está ocorrendo a nona onda de cursos. As inscrições podem ser feitas pelo site ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

IOT Week

Entre 30 de novembro e 3 de dezembro, a Samsung promove a Intelligence of Things Week (IoT Week), com palestra e workshops gratuitos e online promovidos pelo Ocean em parceria com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA). Todas as atividades têm como foco Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Tecnologias Digitais, com abordagem voltada para tendências do mercado. As inscrições podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung.  

Sobre os programas de Cidadania Corporativa da Samsung

Acreditando que Educação e a Tecnologia são ferramentas de empoderamento, a Samsung encoraja estudantes e professores a alcançar seu potencial com mudanças sociais positivas em suas comunidades para construir um mundo melhor para todos. A empresa alcança 360 mil pessoas com programas de responsabilidade social corporativa em todo o Brasil desde 2010, acumulando 128 mil horas de treinamento tecnológico. O programa Respostas para o Amanhã já teve a participação de 175 mil alunos e professores. A Samsung também mantém como programas no Brasil a Maratona UNICEF Samsung, o Code IoT, o Samsung Creative Startups e o Samsung Ocean.

Imagem de capa
Logo do programa Ocean

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa