Historiador da ciência Olival Freire Jr. conclui residência científica no IdEA

O historiador da ciência e físico Olival Freire Junior concluiu na semana passada sua temporada como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Estimulado pelas diversas contribuições dos alunos e pesquisadores que participaram do minicurso e da palestra de divulgação científica por videoconferência, o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) avaliou como positiva a experiência na Unicamp e considerou que a interação possibilitou enriquecer as pesquisas que atualmente desenvolve.

“As perguntas e comentários foram de grande utilidade. Em geral permitiram a expansão do assunto para aspectos não explorados na apresentação inicial do curso, ou motivaram ênfases na apresentação de certos tópicos”, elogia Freire Junior. “A maior limitação foi a falta da interação pessoal, muitas vezes informal, que caracteriza e enriquece o ensino e a pesquisa. Por outro lado, não sendo um curso virtual, não teríamos contado com cerca de 80 pessoas das mais variadas regiões do país acompanhando tal curso.”

O ciclo de atividades incluiu o minicurso “Ciência no Brasil - A metáfora do mito de Sísifo”, destinado a pós-graduandos e pesquisadores de humanidades e ciências da natureza, em oito encontros no mês de outubro, e a palestra para alunos de graduação e ensino médio “A física quântica - Um gigante com os pés de barro”, no dia 23 de outubro. A apresentação sobre a evolução dos estudos sobre o universo quântico, transmitida pelas redes sociais do IdEA, já soma mais de três mil visualizações.

O professor Olival Freire Junior avaliou como positiva a experiência na Unicamp e considerou que a interação possibilitou enriquecer as pesquisas que atualmente desenvolve

O físico baiano é autor de mais de 70 artigos em periódicos especializados, mais de 40 capítulos de livros e quatro livros, entre eles “Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais” (Eduepb e Livraria da Física, 2011), vencedor do Prêmio Jabuti, “The Quantum Dissidents: Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics” (Springer, 2015) e “David Bohm - A Life Dedicated to Understanding the Quantum World” (Springer, 2019). Ele foi também o primeiro brasileiro indicado para o conselho da History of Science Society, sediada nos Estados Unidos, e acaba de publicar um artigo sobre a história da ciência e tecnologia do Brasil no século XX para a Oxford Research Encyclopedia of Latin American History.

A coordenação do IdEA avaliou como muito bem-sucedida a residência científica de Olival Freire Junior, o segundo convidado do Programa “Cesar Lattes”. Para o físico Anderson Fauth, professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e coordenador adjunto do IdEA, a participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior foi excelente. “Em todos os encontros ocorreu uma rica discussão em torno de perguntas e intervenções dos participantes com um intenso debate, recheado de referências de livros e trabalhos importantes da história da ciência”, declara Fauth.

O crítico literário e professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Alcir Pécora, coordenador do IdEA, explicou que, apesar da incerteza sobre a boa receptividade dos alunos para o modelo de atividades virtuais, a clareza, a organização e o carisma do professor da UFBA garantiram o sucesso do ciclo na Unicamp. “Olival é um pesquisador experiente, com um repertório enorme de informações sobre o desenvolvimento das ciências no Brasil. Ocupa um lugar especial no tocante à compreensão da ciência, porque tem uma formação sólida como físico, mas também como historiador. Isso faz com que transite com muita facilidade e propriedade das ciências duras às humanidades”, destaca Pécora.

O conteúdo do minicurso oferecido por Freire Junior deverá estar disponível em breve no site do IdEA, que também reúne as informações sobre outros cientistas residentes que integram o programa.

Historiador da ciência Olival Freire Jr. é o novo cientista residente do IdEA

Olival Freire Jr. inicia atividades no IdEA com curso sobre história da ciência

Saiba mais sobre a biografia do físico e historiador da ciência Olival Freire Junior

Conheça o Programa "Cesar Lattes" do Cientista Residente