Equipe Medusa é a vencedora do Inova Jovem 2020

A grande vencedora da Final do Inova Jovem 2020, programa idealizado e promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, foi a equipe Medusa do Colégio Poliedro Campinas. O evento ocorreu na tarde do último dia 23 e reuniu mais de 300 pessoas interessadas em conferir as apresentações das finalistas.

As seis equipes finalistas apresentaram os pitches de seus modelos de negócio para que a banca pudesse avaliar qual delas estava mais bem preparada para levar seu produto ou serviço ao mercado. As apresentações podem ser conferidas na íntegra, aqui.

A 7a Edição da maior competição de empreendedorismo voltada ao ensino médio do Brasil foi totalmente online e recebeu inscrições de 136 equipes e mais de 500 alunos de ensino médio regular e técnico. Para o diretor-executivo da Inova, o programa é de grande importância para o ensino do empreendedorismo ainda no ensino médio.

O evento reuniu, remotamente, mais de 300 pessoas para conferir as apresentações das finalistas

“O Inova Jovem é uma das pérolas da Inova porque aproxima os jovens do empreendedorismo e da inovação, ensinando a eles como transformar ideias em produtos e serviços com grande impacto socioeconômico. Poder ensinar isso a esses jovens talentosos antes mesmo deles entrarem na universidade é fantástico. Quando vemos tanto talento assim, passamos a acreditar mais no nosso futuro”, comemorou Frateschi.

A equipe Medusa é composta pelas alunas Estela Salvi Curi, Luiza Lima Marques e Maria Beatriz Souza Neves. Elas desenvolveram a ideia de um aplicativo de prevenção de violência sexual para mulheres. A solução pretende reunir várias informações sobre abuso sexual, pontos de apoio e locais de denúncia para vítimas, além de orientações sobre a Lei Maria da Penha.

Segundo Maria Beatriz Souza Neves, a motivação para desenvolver o aplicativo foi devido as leis punirem os abusadores, mas não prevenirem o abuso sexual. Assim, a equipe escolheu atuar na prevenção e no acolhimento, com base na informação.

“Estamos muito contentes com esse resultado e principalmente com a oportunidade de participar deste programa incrível da Inova. Obrigada a todos que nos apoiaram, nossos pais, amigos e familiares. E um agradecimento especial por todo suporte que recebemos de nossos professores e de toda a equipe do Colégio Poliédro.” Comemorou Maria Beatriz. A equipe vencedora levou o prêmio de mil reais por integrante mais certificados.

Além da votação da banca, também foram premiadas na categoria Voto Popular a equipe Ecology Camp, formada pelas alunas Ana Beatriz Basilio Vallim, Caroline Freitas Zambonato, Claudia Viccário Amantini e Isabelli Meireles Alves da Etec Rodrigues de Abreu, de Bauru-SP. O modelo de negócio, em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propõe a reutilização de pneus para a fabricação de itens de decoração artesanais com preços competitivos. As alunas receberão certificados como vencedoras na categoria.

Participaram da banca examinadora da edição do Inova Jovem 2020 Roseane Ramos, Board Advisor da Agência Sabiá e Conselheira do Unicamp Ventures; Carolina Jansen, Coordenadora de Comunicação e Relacionamento com Cliente da Expo Ensino; Murilo F. M. dos Santos, Sócio-Fundador da FM2S e Tassia Martins Rande,  Product Owner na Matera.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Estudantes de ensino médio durante provas presenciais em 2019