Estudantes do Imecc conquistaram ouro e prata na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Estudantes da Unicamp alcançaram excelentes resultados durante a XII Edição da Olimpíada Ibero-Americana de Matemática para Alunos Universitários. Trata-se de uma das competições universitárias mais importantes de todo o mundo e foi organizada pela Colômbia e aconteceu de forma online.

O aluno Andrey Chen, do Bacharelado em Matemática, que também participou da Olimpíada Ibero-americana pelo time da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBM), ficou com a medalha de ouro, enquanto que Lael Viana ficou com a medalha de prata.

O coordenador do time da Unicamp foi o professor Plamen Emilov Kochloukov, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Segundo ele, os resultados alcançados nesta competição comprovam, mais uma vez, que a Universidade possui excelentes alunos e, com grande potencial de pesquisa.

"Esperamos nos encontrar nas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (nível Universitário), onde será feita a seleção para futuras competições", incentiva o professor. Ele explica que não há necessidade de conhecimentos específicos para se tornar medalhista nas olimpíadas de matemática. "O que precisa é raciocínio, bom senso e muita criatividade", declara. 

A equipe da Unicamp teve a participação dos alunos:

  • Lucas Dantas De Oliveira (Bacharelado em Mat. Aplicada)
  • Kevyn Djhonatha Dias De Lacerda (Cursão 2019)
  • Lael Viana Lima (Cursão 2020)
  • André Boscariol Rasera (Cursão 2020)

Imagem de capa

Fórmula matemática descrita em lousa
Os resultados alcançados pelos alunos da Universidade nesta competição comprovam, mais uma vez, que existem excelentes alunos