Unicamp ultrapassa a marca de mil empresas-filhas cadastradas

Em número recorde, o mapeamento de 2020 realizado pela Agência de Inovação da Unicamp registrou mais de mil empresas-filhas, como são conhecidos os empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sua maioria (92%) por alunos ou ex-alunos da Universidade. Ao todo, foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas-filhas, estando 929 delas ativas e que, nesse último ano, faturaram juntas R$ 8 bilhões e geraram 33.315 empregos. 

“Não temos dúvida de que as empresas-filhas da Unicamp impactam grandemente na economia do país em termos de faturamento, geração de empregos e, em tempos de pandemia, trazem tecnologias e conhecimento que alteram a forma como as pessoas organizam suas vidas e, as empresas, suas formas de operação. Nossas empresas-filhas são exemplos claros disso, e também de como o trabalho da Unicamp em formar profissionais com pensamento crítico e perfil empreendedor faz a diferença no país.”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, sobre a importância do mapeamento.

Newton Frateschi
Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp: Impacto tende a ser ampliado nos próximos anos, uma vez que o levantamento 2020 apontou que 89,7% das empresas-filhas são micro ou pequenas empresas

Frateschi analisa que o impacto tende a ser ampliado nos próximos anos, uma vez que o levantamento 2020 apontou que 89,7% das empresas-filhas são micro ou pequenas empresas e muitas  tendem a crescer e se posicionar no ecossistema a partir do exemplo de outras grandes empresas-filhas da Unicamp como é o Grupo Movile. Fundado pelo ex-aluno do Instituto de Computação (IC) da Unicamp Fabricio Bloisi, o grupo se tornou líder no ramo de tecnologia da América Latina e hoje emprega diretamente mais de 4,4 mil pessoas, além de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos aplicativos de suas empresas. Atualmente, o Grupo é formado por Movile, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos.

Localização concentrada no Estado de São Paulo

O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp constatou que 94,7% delas estão localizadas na região Sudeste do Brasil, em sua maioria no estado de São Paulo (87,3%). Quando o recorte é realizado no estado paulista, percebe-se que a concentração é na Região Metropolitana de Campinas (59,9%), “o que demonstra a competência da Universidade em atrair e formar os melhores talentos, que vão ser agentes transformadores de nossa região”, comemora o diretor-executivo da Inova.

Uma informação adicional no levantamento deste ano é que a taxa de empreendedorismo - representada pelo número de empresas fundadas ao ano - vem crescendo, em resposta positiva ao trabalho da Universidade de estímulo à cultura empreendedora e à inovação. Das 223 novas empresas cadastradas desde o último mapeamento, 64% foram fundadas nos últimos cinco anos. Tal trabalho é fomentado por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é responsável por diversos programas e uma disciplina que impulsiona a cultura de inovação e empreendedorismo, e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que é responsável por 7% das empresas-filhas da Unicamp, fundadas por ex-alunos e não-alunos da Universidade, 

O mapeamento também aponta que o relacionamento de muitas empresas-filhas com a Unicamp não se limita apenas à formação dos novos empreendedores, mas continua depois da empresa fundada. Por exemplo, em 2020, 243 empresas-filhas assinalaram que interagem com a Unicamp em projetos de pesquisa conjunta, mentorias, patrocínios, consultorias e outros tipos de parcerias.

Uma dessas empresas-filhas parceiras é a QuintoAndar, que pelo segundo ano consecutivo patrocinou duas bolsas de pesquisa, sem restrição de tema e com a única exigência de que a pesquisa possa impactar positivamente a sociedade, para os alunos do mestrado do IC, unidade de origem de um dos cofundadores da plataforma imobiliária digital, André Penha.

“Para mim, é óbvio que meu tempo no IC Unicamp contribuiu para o desenvolvimento de várias das minhas competências. Mas é no dia a dia, atacando problemas intensos, que a gente percebe a dívida que tem com as instituições que nos fizeram chegar até aqui. Se não fossem as universidades por onde passei, possivelmente não haveria QuintoAndar", comenta Penha sobre a iniciativa que é mais que um agradecimento, “é uma aposta no desenvolvimento de uma instituição que possa alavancar o próximo ciclo de evolução da economia e da sociedade por meio da ciência”.

A fim de compilar esses e outros dados importantes das empresas-filhas da Unicamp, como investimento e atuação no exterior, a Inova Unicamp disponibilizou os dados consolidados com casos de empresas-filhas no formato inédito de ebook, o download gratuito está disponível aqui.

“Alcançar a marca de mais de mil empresas-filhas cadastradas merecia não só uma comemoração, mas uma atenção especial. Já há algum tempo nós, da Inova Unicamp, gostaríamos de fazer um relatório dedicado ao mapeamento das empresas-filhas, de maneira a deixar o registro desta atividade importante, que nos permite dar luz a um dos resultados mais visíveis no que tange o impacto de uma universidade como a Unicamp junto à sociedade: a criação de novas empresas por meio de nossos ex-alunos.”, explica Frateschi sobre a novidade.

 

Imagem de capa

arte das mil empresas-filhas
Ao todo, foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas-filhas em sua maioria, 92%, formada por alunos ou ex-alunos da Universidade