Unicamp e Croda firmam parceria para atividades de disciplina da Química

Autoria
audiodescrição: fotografia colorida mostra diversos estudantes de jaleco branco dentro das instalações da empresa Croda, junto ao professor Edvaldo, da Unicamp. eles estão posando para foto, sorrindo, e em frente há um balcão de laboratório.
Prática experimental de formulação de tintas no laboratório da empresa Croda, em 2019, com a presença do professor do Instituto de Química Edvaldo Sabadini, e equipe técnica da Croda

A Unicamp e a Croda, a empresa fabricante de produtos químicos, firmaram convênio de cooperação, nesta quarta-feira (16), formalizando parceria para o desenvolvimento de experimentos na disciplina Laboratório Integrado, do Instituto de Química (IQ). A disciplina é ofertada no segundo ano de graduação e envolve a formulação de projetos, tendo como objetivo aproximar os alunos da prática da química logo no início do curso. A cerimônia ocorreu de forma virtual, com representações da Unicamp e da Croda.

O convênio terá a duração de cinco anos e não prevê custos para nenhuma das instituições. O professor do IQ e assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Edvaldo Sabadini, responsável por articular a parceria, lembra que a ideia da disciplina surgiu em 2017, a partir de discussões de reformulação curricular no Instituto. Na época, notou-se que no segundo ano a evasão dos alunos era mais alta. Na avaliação do professor, isso acontecia muito pelo fato da parte prática ser efetuada somente após a metade do curso.

“Achamos que seria interessante introduzir uma disciplina que mostrasse as aplicações da química, o funcionamento da química e as ferramentas que a química utiliza desde o início. Então criamos uma disciplina que é ministrada no segundo ano, chamada Laboratório Integrado”, explica. A disciplina, disponível para as três modalidades da graduação em Química será realizada na Unicamp e também nas instalações da Croda. “A ideia é mostrar o que o químico faz, quais são as ferramentas usadas, como são utilizados os conceitos. Pois os conceitos fundamentais não são simplesmente conceitos, eles estão presentes em algo que a sociedade utiliza, que tem utilidade real”, diz o professor.

audiodescrição: fotografia colorida do professor edvaldo junto a diversos alunos de jaleco, eles sorriem e posam para a foto
Professor Edvaldo Sabadini junto a estudantes

Metodologia baseada em projetos

A metodologia da disciplina envolve a execução de quatro projetos, que poderão variar à medida que ela é ofertada. O aprendizado é facilitado pela forma prática com que os alunos vão aprendendo os conceitos durante a execução dos produtos. “Os cursos clássicos nas universidade são dados apresentando vários conceitos e imaginando que os alunos os agrupem depois para fazer uma determinada aplicação. Mas se você inverter essa lógica, se você tiver um projeto em que os conceitos emergem à medida que os projetos são desenvolvidos, talvez haja um ganho muito bom”, avalia.

Um dos projetos elencados envolve o desenvolvimento da tinta látex, que segundo o professor tem uma formulação complexa. No primeiro semestre de 2019 houve a primeira experiência da disciplina, da qual cerca de 160 alunos participaram. Na Unicamp, os alunos formularam componentes da tinta. Na Croda, a tinta foi concluída e também foram realizados os testes de qualidade. Como parte da interlocução, químicos da Croda também participaram das aulas no IQ.

audiodescrição: fotografia colorida de sala de aula. na frente estão o professor edvaldo e o químico diego, ministrando aula. de costas, alguns alunos sentados nas carteiras de sala.
Professor Edvaldo Sabadini e o químico Diego Moreira, da Croda, durante aula da disciplina

Ao final da disciplina, em 2019, os estudantes entregaram um galão de tinta para o IQ, que será utilizada para a pintura da atlética do curso. “Assim se fechou o ciclo, com inclusive a contribuição dos alunos com um produto que pode ser utilizado no Instituto”. Outra ideia para fechamento da disciplina, quando ela for ofertada em 2021, é que os alunos enriqueçam a página do Wikipedia acerca da formulação da tinta, e de outros produtos que sejam desenvolvidos.

Devido ao sucesso da experiência, tanto a Croda quanto o Instituto de Química decidiram seguir com a parceria. “Os alunos gostaram muito, foi algo que você percebe que houve uma mudança em relação à atitude e à participação e principalmente em relação à motivação com o curso de Química”, pontua Sabadini, que também acredita nos ganhos que se terão caso a ideia seja expandida para outros cursos da Unicamp.

Aproximação entre indústria e academia

A Croda é uma empresa britânica da área química fornecedora de insumos para diversos setores, como farmacêutico, limpeza, alimentação e cuidados pessoais. A companhia possui fábricas em diversos países, incluindo o Brasil, onde opera em Campinas. Marco Carmini, diretor administrativo da Croda, destaca a importância da aproximação entre indústria da academia.  “Acredito que o papel da indústria na tecnologia aplicada junto com a universidade pode ser bastante fortalecido”.

O diretor também pontuou que Croda está alinhada aos 17 Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e na parceria com a Unicamp os ODS que envolvem educação de qualidade; desenvolvimento de habilidades e técnicas profissionais para garantir emprego e renda decentes e educação para desenvolvimento sustentável serão especialmente fortalecidos neste convênio.

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”