A competição Inova Jovem 2020 iniciou com 519 alunos inscritos de todo o Brasil

Nesse último sábado, 5 de setembro, foi dada a largada à maior competição de empreendedorismo voltada para alunos de ensino médio regular e técnico de todo Brasil. Trata-se do programa Inova Jovem, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp, que neste ano está rodando no formato totalmente on-line como medida de prevenção contra a COVID-19.

Ao todo, 136 equipes, formadas por no mínimo três a no máximo cinco pessoas cada, de nove estados brasileiros mais o Distrito Federal foram inscritas gratuitamente para a edição. No total, 519 alunos tiveram a oportunidade de participar de um Workshop exclusivo, com espaço para perguntas e respostas. Isto possibilitou iniciar o entendimento de conceitos de inovação e empreendedorismo, como o que é e para quê serve o Business Model Canvas (BMC), o template de fácil leitura e discussão em equipe sobre um modelo de negócio.

Entre os treinamentos realizados, um dos destaques da programação foi a introdução do conceito de negócios 2.5, apresentado pelo empreendedor e fundador da 2.5 Ventures, Wilson Campanholi Jr. Entende-se como negócios 2.5 aqueles empreendimentos que estão entre as classificações de negócios do 2º setor (privados) e 3º setor (organizações sem fins lucrativos), ou seja, são negócios que visam o lucro para se auto sustentar, mas com propósitos de solucionar algum problema socioambiental ou humanitário.

“O negócio 2.5 tem como propósito explícito gerar impacto socioambiental positivo ao mesmo tempo que gera resultados financeiros para que o negócio se auto sustente sem depender de filantropia. Talvez, se pudéssemos resumir o negócio 2.5 em uma palavra, ela seria: Propósito.”, explica Campanholi Jr. sobre os diferentes tipos de negócios com exemplos que os alunos podem tentar desenvolver.

Como a competição prevê que as ideias de negócios das equipes estejam alinhadas a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previsto pela Organização das Nações Unidas, o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, explicou que “além de conceitos básicos de inovação e modelagem de negócios, era necessário que os alunos também conhecessem exemplos positivos de negócios 2.5, os quais eles poderiam se inspirar e tentar propor um negócio de desenvolvimento sustentável com impacto social e ainda independente de filantropia ”.

Próximas etapas do Inova Jovem 2020

O Workshop Inova Jovem foi a primeira atividade obrigatória para os times inscritos, sendo que no mínimo dois integrantes deveriam participar na atividade ao vivo para continuarem na competição. Agora, após as capacitações realizadas, os alunos colocam a “mão na massa” com mentoriais empresariais a distância que os ajudarão a transformarem suas ideias em modelos de negócios viáveis e que possam se auto sustentar.

Esse caráter prático é apontado como diferencial da competição, seguindo as novas metodologias de ensino ativo, como explicou o professor Luís Gustavo Megiolaro, diretor adjunto das unidades escolares do Sistema Poliedro, que esteve na abertura do workshop. “O novo ensino médio trabalha com metodologias ativas com a intenção de incentivar que os alunos se desenvolvam além do conteúdo de sala de aula. Ou seja, agora o aluno é o protagonista e participa de forma ativa e autônoma no processo de aprendizagem no momento que ele é provocado a absorver o conteúdo através de projetos, atividades e desafios como o Inova Jovem.”, apoia o professorque que avalia a competição como conteúdo complementar relevante na grade educacional dos alunos.

Entre as atividades práticas, confira a seguir a agenda das próximas atividades do Inova Jovem 2020:

• 19 de setembro (sábado): os alunos receberão mentorias  empresariais virtuais
  • 28 de setembro (segunda-feira): último dia para entrega dos canvas
  • 03 de outubro (sábado): Todos os participante receberão treinamento de pitch
  • 14 de outubro (quinta-feira): divulgação das equipes finalistas com base na avaliação dos canvas
  • Semana do dia 19 de outubro: treinamento de pitch individualizado por equipe finalista
  • 23 de outubro (sexta-feira): webinar de final do Inova Jovem 2020

Sobre o Inova Jovem

O programa Inova Jovem é uma competição criada pela Agência de Inovação da Unicamp em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para jovens do ensino médio. A competição, que já capacitou mais de 2100 alunos até 2019, recebeu neste ano a inscrição de 519 alunos divididos em 136 equipes de 59 escolas espalhadas por nove estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Patrocinadores do Inova Jovem 2020: FM2SMatera, Poliedro Educação

Apoiadores do Inova Jovem 2020: Campinas Tech, C6 Bank, Expo Ensino, Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, 2.5 Ventures

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação da Unicamp.