Unicamp Ventures e Inova abrem chamada para empresas-filhas do Agronegócio

O grupo Unicamp Ventures (UV), formado por ex-alunos empreendedores da Universidade, e a Agência de Inovação da Unicamp estão com uma chamada aberta para conhecer e promover cases de empresas-filhas da Unicamp do setor do Agronegócio.

Empresas-filhas da Unicamp com boas histórias para contar referentes à sua atuação no Agronegócio podem submeter até o dia 12 de junho seus cases na chamada aberta neste link.

Os cases submetidos passarão por uma curadoria e os selecionados serão divulgados no site oficial do grupo (http://unicampventures.org.br/), repercutidos nas redes sociais da Inova Unicamp e também convidados para participarem de eventos promovidos pelo Unicamp Ventures.

Conforme explica o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp e presidente do conselho do UV, a chamada é uma das estratégias da Universidade para se aproximar, conhecer e repercutir dentro do seu ecossistema os resultados de empresas formadas por ex-alunos da Unicamp.

“Atualmente, nós temos 717 empresas-filhas cadastradas. Destas, 230 são do setor de TI. Nós temos como meta ampliar a rede das empresas-filhas para outros setores, como o Agronegócio. Queremos conhecer essas histórias para apoiá-los em seus negócios e também inspirar alunos de diversos institutos da Unicamp a empreender”, justifica Frateschi sobre a chamada aberta.

Novos formatos de interação entre empresas-filhas

A chamada de cases é apenas uma das estratégias de interação entre os ex-alunos empreendedores promovidas pelo grupo Unicamp Ventures, que tem como missão conectar as empresas-filhas da Unicamp a fim de potencializar seus empreendimentos nos mais diversos setores.

Segundo o presidente executivo do Unicamp Ventures e CEO da agência de comunicação BRSA, José Augusto Moura, a atual gestão de conselheiros desenvolveu um calendário de atividades para aproximar as empresas-filhas por setor. Ou seja, em cada mês o Unicamp Ventures e a Inova Unicamp fomentarão uma temática entre as empresas-filhas e a comunidade com diversas atividades a serem executadas: por exemplo, a divulgação de cases das empresas, webinars e até podcasts temáticos.

“Acreditamos muito no potencial de conexão entre as empresas-filhas para promover um ambiente empreendedor colaborativo. Em 2019, tivemos um retorno positivo de aprendizados em nossos meetups dos setores de alimentos e de telecomunicações. Para 2020, mesmo com a quarentena, vamos expandir essas ações temáticas junto com a Inova e fazer mais meetups virtuais”, explica Moura sobre a parceria e atividades propostas.

A organização adiantou que em breve serão divulgadas inscrições gratuitas para um webinar no setor do agronegócio ainda no mês de junho.

Empresa-filha, submeta seu conteúdos no setor de agronegócios aqui.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação da Unicamp.

Uma máquina se movimentando em plantações agrícolas
Em breve serão divulgadas inscrições gratuitas para um webinar no setor do agronegócio