Unicamp recebe 3 mil litros de álcool da BR Distribuidora

Autoria
Fotos
Edição de imagem

A BR Distribuidora doou 3 mil litros de etanol à Unicamp nesta semana. O insumo, no teor 96%, está sendo transformado pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade em álcool 70%, gradação indicada para a eliminação do coronavírus de superfícies.

A BR é a maior distribuidora de combustíveis do país. De acordo com Rafael Grisolia, CEO da empresa, o combate ao coronavírus é uma luta de todos e, diante da escassez do álcool no mercado, a BR está doando etanol para diversas universidades do país, como a Unicamp. “O espírito neste momento deve ser de consciência, colaborativo e de solidariedade para juntos enfrentarmos esta crise tão séria que ameaça a nossa saúde e nossos entes queridos”, afirma.

O processo de diluição do álcool está sendo gerenciado pelo servidor do IQ Edson Gilberto Avansini. Ele explica que, após envasado, o álcool será distribuído às unidades de saúde da Unicamp para a utilização em higienização. As embalagens, destaca, também são fruto de doações. As empresas Eplam Evolve, Ambev e Embavi foram responsáveis pela doação dos frascos.

audiodescrição: fotografia colorida de um frasco de álcool
Processo de envase do álcool já teve início no IQ

O diretor do IQ, Marco Aurélio Zezzi, destaca que o Instituto possui uma planta piloto que possibilita a produção de alguns produtos em escala semi-industrial. Assim, a diretoria lançou a ideia de produzir o álcool em gel e também o álcool líquido para limpeza hospitalar. "´É louvável, dentro dessa realidade, o engajamento de funcionários, da nossa comunidade, bem como de inúmeras empresas que estão ajudando sobremaneira, com diversos insumos para a manutenção da produção do álcool líquido e em gel. Dessa forma, a diretoria do IQ gostaria de externar o imenso agradecimento a todos os envolvidos nesta tarefa. O sentimento é de união, solidariedade e comprometimento com um bem maior, que é o de ajudar, de alguma forma, a salvar vidas".  

Contribua você também

Quer ser um parceiro da Unicamp no combate ao coronavírus? Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento. 

Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP 

Para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de toneis da BR distribuidora contendo álcool

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”