Unicamp inicia empréstimo de equipamentos para atividades não presenciais durante quarentena

A Reitoria da Unicamp divulgou comunicado nesta segunda-feira (06), destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, sobre o empréstimo de equipamentos e disponibilização de acesso à internet para atividades não presenciais, durante a quarentena para combate ao Covid-19, definidas pela Resoluções GR 34/2020, de 22/03/2020, e GR 35/2020, de 24/03/2020. Às 17 horas, a coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp, que organiza as atividades no núcleo de voluntariado, participará de uma live pelo Instagram para dar os detalhes e esclarecer dúvidas. Leia abaixo o comunicado e assista ao vivo pelo Instagram da Unicamp Oficial

COMUNICADO DA REITORIA DA UNICAMP

ACESSO A EQUIPAMENTOS PARA APOIO A ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

A partir desta semana será iniciado empréstimo de equipamentos e disponibilizado acesso à internet para estudantes com maior dificuldade em desenvolver atividades não presenciais, durante a quarentena para combate ao Covid-19, definidas pela Resoluções GR 34/2020, de 22/03/2020, e GR 35/2020, de 24/03/2020.

A entrega de chips, tablets, notebooks ou computadores de mesa será realizada pelo Voluntariado Unicamp, sob a coordenação do Observatório de Direitos Humanos, a partir de 3ª feira. A entrega dos equipamentos priorizará o critério de maior necessidade socioeconômica e atende estudantes que manifestaram interesse em receber esse apoio. Estudantes que eventualmente não tenham registrado ainda seu interesse podem fazê-lo no site: http://www.direitoshumanos.unicamp.br/form/preciso-de-ajuda. A fim de evitar aglomerações e coordenar as ações, cada estudante será comunicado individualmente sobre a data e o horário da retirada dos equipamentos na Gráfica da Unicamp.

Agradecemos aos doadores bem como ao grupo de Voluntariado e à equipe de funcionários da Unicamp que trabalham na identificação de doações, na coleta e preparação dos equipamentos, na compra de parte dos materiais. Sua disponibilidade e colaboração têm sido inestimáveis no enfrentamento aos desafios que a situação atual apresenta.

A Administração Central da Universidade reafirma seu compromisso com a formação de qualidade, com a inclusão e com sua missão perante a sociedade que, no contexto da crise atual, tem reconhecido seu valor e relevância. Nossa retribuição a essa confiança se expressa no fortalecimento de nossos compromissos sociais e na continuidade dos nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Critérios para priorização das solicitações de apoio durante o período de suspensão de atividades presenciais na Unicamp (equipamentos/Wifi)

1) estudantes regulares com matrícula ativa em 1s2020, bolsistas SAE (incluindo solicitações em análise), graduandos e pós-graduandos, classificados pelo Índice de Classificação Social (IC) do SAE e demandas remanescentes de estudantes ProFIS;

2) demais estudantes regulares solicitantes com matrícula ativa em 1s2020, graduandos e pós-graduandos;

4) estudantes intercambistas estrangeiros de Graduação e Pós-Graduação, não bolsistas SAE;

5) situações omissas serão discutidas pelos órgãos envolvidos (PRG, PRPG, ODH-DeDH);

OBS1: as demandas específicas (equipamento, equipamento e Wifi, apenas Wifi) serão esclarecidas com o solicitante no momento de sua chamada seguindo a lista de classificação.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 06 de abril de 2020.

Audiodescrição: Foto colorida. Mulher em meio corpo posicionada em frente de mesa com tela de computador e com teclado em frente. Fotógrafo: Antonio Scarpinetti.