Curtas-metragens dos estudantes de Midialogia da Unicamp serão exibidos na Câmara Municipal de Campinas

Autoria
Cenas do curta-metragem Obscura, do gênero terror

O curso de Comunicação Social - Midialogia da Unicamp, realizará uma mostra dos curtas-metragens produzidos por seus alunos ao longo do ano. Essa já é a terceira edição do evento, que pela primeira vez acontece na Câmara Municipal, visando com isso intensificar o diálogo entre a universidade pública, a população de Campinas e suas instituições representativas. A mostra acontece no dia 6 de dezembro (sexta-feira), às 19 horas.

Realizados ao longo de 2019 dentro das disciplinas de Projeto de Cinema I e II, os oito curta-metragens são trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e mostram uma variada produção universitária que acompanha a recente alta da produção audiovisual brasileira, tanto nos conteúdos para internet quanto nas premiações internacionais de cinema.

Os filmes vão desde documentários até um musical, passando ainda pelo terror, e mostram os resultados do aprendizado que os alunos tiveram sobre as etapas de realização audiovisual: pré produção (planejamento, roteiro), a produção efetiva no set de filmagem e a pós produção (edição, efeitos e trilha sonora). Para todas essas atividades, os alunos colocaram em prática os conhecimentos técnicos, administrativos, econômicos e artístico-culturais que obtiveram ao longo do curso para a sua formação profissional e acadêmica.

Na produção dos curtas, há ainda a participação de alunos de outros anos da Midialogia e também de alunos de outros cursos, principalmente do Instituto de Artes, mostrando o quanto o cinema é coletivo e mobiliza diferentes campos do conhecimento. É comum que esses filmes sejam levados também para festivais de cinema ao redor do país, além de
possibilidades para canais de TV, outra mídia que contém grande parte do audiovisual brasileiro.

Um evento como esse coloca em prática a extensão, que é um dos deveres do ensino superior público. Além disso, promove a participação social da população em um local como a Câmara Municipal e busca fomentar o acesso à arte e cultura.

Serviço:

Evento: 3a Mostra de Curtas-Metragens da Midialogia
Local: Câmara Municipal de Campinas - Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66
Data: 06 de dezembro (sexta-feira) de 2019, às 19 horas
Organizadores: Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho, Bárbara Daniel, Gabriel Marçal, Tiago
Menezes

Confira o catálogo da sinopse dos filmes

Imagem de capa
Curta Graças: A Poética do Grito, do gênero documentário

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”