Conselho Universitário aprova Política de Inovação da Unicamp

Autoria
Conselheiros aprovaram documento que abrange diversos temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo

O Conselho Universitário aprovou nesta terça-feira (26/11) a Política de Inovação da Universidade Estadual de Campinas. O documento tem como objetivo estabelecer os princípios e orientações sobre a relação da Universidade com o setores empresarial e público, no que tange a proteção à Propriedade Intelectual, a Transferência de Tecnologias desenvolvidas na Universidade, o compartilhamento de laboratórios e equipamentos, entre outros assuntos.

De acordo com o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp e líder do Grupo de Trabalho que preparou o documento, a aprovação da Política de Inovação é um grande passo e amplia a visão sobre a atuação da Universidade como um player importante no desenvolvimento socioeconômico a partir de novos negócios baseados em conhecimento. “Nós tínhamos até então uma Política de Propriedade Intelectual, que, já pelo nome corroborava uma visão restritiva sobre a participação da Unicamp no que tange seu impacto no desenvolvimento de um ecossistema socioeconômico baseado no conhecimento. O foco era em patentear os resultados dos projetos de pesquisa. Com a Política de Inovação, nós não só nos atualizamos frente ao Marco Legal Federal e Estadual, como também reforçamos nossa postura de universidade que atua proativamente no fomento à criação de novas empresas de base tecnológica e de novos negócios em empresas já estabelecidas”, afirma Frateschi.

A Política de Inovação da Unicamp é um documento que abrange diversos temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo na Universidade. Frateschi aponta que sua aprovação dá mais segurança aos docentes e pesquisadores que se envolvem em atividades de inovação e empreendedorismo, garantindo que a Universidade também possa se apropriar do resultado de seu trabalho.

Leia a matéria completa publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Imagem de capa
Conselho Universitário

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”