Equipe da Unicamp vence HackEdu Campinas

Autoria
Fotos

recebiemnto de premio

O aplicativo Caderno de Classe desenvolvido pelos estudantes de graduação da Unicamp Agatha Maria Pedroso, Davi Vinicius Cunha e João Vitor Pimentel da Silva levou o primeiro prêmio no 3º Hackathon de Campinas. Com objetivo de ser um canal de comunicação entre pais e professores, sem perder de vista o foco no aluno, o app mescla características de games e redes sociais. Mais do que o prêmio de 15 mil reais, que deverá ser investido em equipamentos, o grupo curte a expectativa de ter seu projeto colocado em prática nas escolas do município. O prêmio foi entregue no sábado (9), no Teatro Cultural da IMA, e contou com a presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, além do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, e da secretária de educação, Solange Villon Kohn Pelicer.

cara do app“Para fazer acontecer essa comunicação do pai com professor, tomamos como premissa que tudo gira em torno do aluno. Eles querem se comunicar, porque querem trabalhar na evolução do aluno. Então, a gente precisava fazer algo que fosse atrativo para o aluno, para isso acontecer”, contou Davi, que cursa o 3º ano do curso de Ciências da Computação, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp. A fim de atrair os alunos, o aplicativo funciona como um jogo, onde os professores propõem desafios e os alunos são premiados de acordo com o cumprimento das tarefas.

Entre as funções disponíveis na ferramenta, que demandaram considerável grau de complexidade dos desenvolvedores, estão um sistema de notificações, que avisa em tempo real a submissão de um novo desafio, uma mensagem ou novidade na agenda e um chat, onde pais e professores podem se comunicar diretamente.

Outro aspecto do app destacado na premiação, segundo a equipe, foi o designe, criado por Agatha, que cursa o 3º ano em Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fec) da Unicamp. “O designe ganha as pessoas muito fácil”, explicou.

A maratona de programação foi promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da empresa IMA (Informática de Municípios Associados). Nesta edição, o desafio era desenvolver ferramentas para enfrentar alguns dos principais do sistema público de ensino da cidade.  

estudantes dão entrevista
Davi Vinicius Cunha e Agatha Maria Pedroso

 

Imagem de capa
Aplicativo Caderno de Classe desenvolvido por estudantes da Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”