Unicamp é contemplada com título de "JICA President Award 2019" por órgão do governo japonês

Reitor Marcelo Knobel recebeu diploma das mãos do presidente mundial da JICA, Shinichi Kitaoka

O reitor Marcelo Knobel recebeu na tarde desta segunda-feira (4/11), o título conferido à Unicamp de “Prêmio Presidente da JICA 2019 (JICA President Award 2019)", oferecido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O diploma foi entregue pelo presidente mundial da instituição Shinichi Kitaoka. O evento contou com cerca de 130 autoridades e estavam presentes também o embaixador do Japão, Akira Yamada e o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Acompanhou o reitor na cerimônia de premiação, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), professor Luiz Carlos Zeferino.

É a primeira vez na história do órgão governamental japonês que uma universidade estrangeira é contemplada com a honraria. A cada ano, a Agência reconhece instituições e indivíduos que fizeram contribuições significativas ao desenvolvimento de recursos humanos e desenvolvimento social, por meio de cooperação internacional. A cerimônia aconteceu no Japão House, em São Paulo, durante as comemorações dos 60 anos de cooperação econômica entre o Japão e o Brasil.

A parceria entre a JICA e Unicamp existe há mais de três décadas. Os investimentos da Agência na Universidade somam em torno de 60 milhões de reais. Recentemente, o Laboratório de Doenças Epidemiológicas e Infecciosas (Lemdi) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi contemplada com um aporte de mais de 5 milhões de dólares para a realização de projetos de pesquisa clínica em infectologia, em parceria com a Universidade de Chiba. O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) também recebeu ao longo da história de cooperação aportes relevantes para o seu funcionamento.

Leia matéria sobre o anúncio do prêmio publicada no site da FCM.

Leia matéria sobre aporte de recursos para o Lemdi.

Diploma de reconhecimento da Unicamp como referência em cooperação internacional