Unicamp anuncia Empreendedor do ano 2019

Vídeo

A Agência de Inovação Inova Unicamp anunciou ontem, dia 24 de outubro, que Lincoln Ando, CEO e cofundador da idwall, foi escolhido Empreendedor do Ano 2019, reconhecimento destinado aos ex-alunos fundadores das empresas-filhas da Unicamp. O anúncio foi feito durante o 14º Encontro Anual Unicamp Ventures, quando os três empreendedores finalistas realizaram os pitches com os cases vencedores nas categorias impacto social, maior crescimento e inovação.

Ando foi o vencedor na categoria inovação e se destacou com o case da startup idwall, que auxilia outras empresas a automatizar processos de cadastro, evitando fraudes credenciais em processos de compra online. “Nossas soluções automatizadas de Background Check, leitura de documentos e biometria facial permitem que as empresas aprovem clientes idôneos mais rapidamente e mantenham-se longe de riscos de fraude, enquanto ainda garantem a obediência aos compliances e regulamentações de seu setor de atuação”, explicou Ando.

No mesmo dia, a empresa anunciou que recebeu o investimento do fundo de inteligência artificial da Qualcomm Ventures, braço financeiro de uma das maiores fabricantes globais de processadores para smartphone, sendo a primeira empresa latino-americana a receber o aporte deste grupo.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT Unicamp), Ando contou durante o Encontro Unicamp Ventures que essa foi a sua terceira tentativa de empreender, sendo que sua vivência em outros mercados o auxiliou a entender melhor o problema que a startup soluciona de forma a construir uma empresa mais sólida para escalar rapidamente. Ao receber o prêmio, Ando também agradeceu o reconhecimento e contribuições na formação da Unicamp. “Eu comecei a desenvolver projetos desde a graduação, dois deles, por exemplo, não deram certo e essa é a minha terceira tentativa. Para mim, empreender é um processo de tentativa e erro, um aprendizado constante, o qual a Unicamp teve um papel muito importante na minha trajetória com o apoio de professores relacionados às áreas de empreendedorismo e desenvolvimento de projetos, que também me incentivaram a empreender. Agradeço pelo reconhecimento e apoio da Unicamp e espero que mais empresas-filhas possam surgir nos próximos anos.”, comemorou o novo Empreendedor do Ano.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação Inova da Unicamp.

Confira reportagem realizada pela TV Unicamp.

Lincoln Ando, CEO da idwall e ex-aluno da Faculdade de Tecnologia, foi escolhido entre os fundadores das empresas-filhas da Unicamp