Museus e laboratórios da Unicamp se unem para realizar 1ª edição do MUPA

Autoria
Edição de imagem

Neste sábado (26) museus e laboratórios da Unicamp estarão abertos para uma ação inédita: a 1ª edição do MUPA - Museus da Unicamp de Portas Abertas. Durante todo o dia, cinco espaços do campus de Campinas vão oferecer oficinas, exposições e atividades que aproximam o público e tornam as pesquisas e ações científicas feitas na universidade mais conhecidas. As atrações vão das 9 às 17h15. À noite, haverá observação do céu com telescópios até as 21h.

As atividades do MUPA serão realizadas no Museu Exploratório de Ciências; no gramado do Instituto de Biologia, onde se localiza o Museu de Zoologia do IB; no Museu de Informática da Unicamp, dentro do Centro de Computação (CCUEC); no Instituto de Geociências e em laboratórios do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Além dos laboratórios e grupos que fazem parte desses locais, participarão também os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp, CCES - Center for Computing in Engeneering & Sciences e o OCRC - Obesity and Comorbidities Research Center; o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). 

As atividades do MUPA vão ocorrer em cinco espaços do campus
As atividades vão ocorrer em cinco locais; um ônibus gratuito fará o transporte do público dentro do campus

Todas as atividades são gratuitas, mas é preciso se inscrever para as oficinas. Na página do evento pode ser conferida a programação completa e os links para se inscrever nas oficinas. No gramado do IB, também serão instalados food trucks com várias opções para o almoço de quem passar pela universidade. Para facilitar o deslocamento do público dentro do campus, um ônibus interno da Unicamp, gratuito, estará disponível durante todo o dia circulando pelos locais. 

Universidade como opção de lazer e aprendizado
A ideia de promover um dia inteiro de atividades voltadas ao público geral tem como inspiração a UPA - Universidade de Portas Abertas, evento já tradicional na Unicamp que, neste ano, chegou à 15ª edição e é voltado a alunos do Ensino Médio e vestibulandos. Porém, o objetivo da MUPA é ampliar o público participante para toda a família, envolvendo crianças e adultos. Com isso, o evento é uma forma de não apenas aproximar os museus e laboratórios da Unicamp da comunidade, mas também mostrar a todos os interessados um pouco do que é feito na universidade e como funciona o trabalho dos cientistas e pesquisadores. 

André Santachè, diretor do Museu Exploratório de Ciências, explica que essa é uma das missões dos museus instalados  dentro das universidades, tornar o mundo científico e acadêmico mais familiar para quem está fora dele. "Um dos desafios é como fazer chegar na comunidade o que acontece na universidade. Os museus que estão dentro da universidade tem uma responsabilidade de fazer a pesquisa e a ação que acontece aqui dentro chegar até a comunidade", avalia André. 

"A Unicamp pode ser pensada como um grande museu", avalia André Santachè, diretor do Museu Exploratório de Ciências
"A Unicamp pode ser pensada como um grande museu", avalia o diretor do Museu Exploratório de Ciências

No entanto, o MUPA não tem o objetivo de aproximar apenas o público externo aos museus e laboratórios. André revela que ele será importante também para estimular as diferentes unidades da Unicamp a trabalharem juntas e criarem formas de desenvolver projetos conjuntos de uma forma mais prática e eficiente. "A gente percebe a necessidade de criar, entre a gente, uma infraestrutura compartilhada para várias coisas, como agendamento de escolas, por exemplo. A gente está sempre em uma interação muito grande, recebemos alunos de graduação. Então começa a surgir a necessidade de termos uma colaboração mais estreita e começarmos a desenvolver ações em conjunto. Esse então é um primeiro ensaio de uma ação conjunta", detalha o diretor. 

A expectativa é que o MUPA se torne um evento tradicional no calendário da universidade, ocorrendo pelo menos uma vez por ano, além de envolver ainda mais unidades que queiram abrir suas portas ao público. Com isso, André espera que a cooperação entre os museus e laboratórios façam com que o campus seja visto como uma opção de lazer e de aprendizado para as pessoas. "Nós juntos somos um grande museu, a Unicamp pode ser pensada como um grande museu. Por isso surge a MUPA, as pessoas podem vir aqui e fazer coisas o dia inteiro. Se a gente se junta, cria uma percepção de que é possível vir para a Unicamp e passar o dia aqui com minha família", projeta André. 

Veja na galeria de fotos um pouco do que é realizado nos museus e laboratórios da Unicamp e que farão parte da programação do MUPA. 

Quem passar pelo Museu de Zoologia pode conhecer mais sobre a vida no planeta
Além dos museus, laboratórios também contarão com atividades para todos os públicos
MUPA tem o objetivo de tornar o trabalho científico mais próximo e conhecido pelo público
Exposição "Areias do Mundo" e oficina sobre o tema são atrações do Instituto de Geociências
Várias atividades serão concentradas no gramado do IB, entre elas o lançamento de foguetes
No Museu Exploratório de Ciências, é possível aprender como são medidos o tempo e o espaço na Terra
André Santachè acredita que museus universitários devem aproximar pesquisas da comunidade
Evento inédito é voltado para toda a família e tem a missão de ensinar e divertir
Imagem de capa
Estudante observa o campus a partir do Museu Exploratório de Ciências, um dos locais de visitação neste sábado, dia 26

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”