TCC de aluno do Curso de Design Gráfico vira exposição no Canadá

Edição de imagem
Os cartazes da mostra

“Fragmentos da Memória” é o título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deu origem à exposição idealizada pelo designer e ilustrador paulista Pablo Parra (PunkArt Macumba) e pelo historiador pernambucano Bruno Véras.

O trabalho de Parra, que se transformou em uma exposição na Universidade de York, em Toronto, Canadá, foi desenvolvido no Curso de Especialização em Design Gráfico da Unicamp, sob a orientação do professor André Novaes de Rezende junto à disciplina de TCC ministrada pelo professor Edson do Prado Pfützenreuter, coordenador do curso, e pela professora Carina Naufel.

A abertura da mostra, que é composta por cartazes ilustrados, ocorre hoje (8). Visitas podem ser feitas até esta quarta-feira (9), na Universidade de York, em Toronto, Canadá. 

A exposição é uma iniciativa de História Pública que celebra o 25º aniversário do Slave Route Project (Projeto Rota da Escravatura) da UNESCO: Resistência, Liberdade, Patrimônio durante a Década Internacional das Nações Unidas de Afrodescendentes e inclui uma equipe de pesquisadores da Turquia, Nigéria, Canadá, Brasil e Inglaterra. 

A mostra de Parra estrutura-se a partir da ideia do Design Gráfico como ferramenta social, desvinculando-se das estreitas relações corporativas em que o mesmo se insere atualmente e buscando, para tanto, em suas funções, instrumentos de mudança. 

O TCC foi fundamentado no estudo de biografias de africanos que passaram pela experiência da escravidão e que fazem parte do projeto de pesquisa Freedom Narratives: Testimonies of Enslaved Africans (York University, Canadá) cedidas previamente pelo pesquisador e coordenador do projeto Bruno Véras.

A partir das diversas biografias presentes no projeto de pesquisa da Universidade de York, foram selecionados cinco personagens para dar vida aos cartazes.

Para o projeto, Parra utilizou linguagem pop para narrar histórias de africanos e africanas em situação de escravidão enfatizando suas vivências de uma maneira humanizada.

As ilustrações baseadas nas biografias pretendem mostrar ao público uma nova perspectiva que busca desmistificar imagens recorrentes na memória sobre os africanos e africanas escravizados, que são lembrados pela história tradicional, muitas vezes, apenas como força laboral.

Mais informações pelo e-mail designg@unicamp.br

 

Imagem de capa
O designer e ilustrador paulista Pablo Parra com um cartaz da mostra

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa