Unicamp recebe prêmio do Web of Science Group

Autoria

A Unicamp recebeu o prêmio “Publicações em Revistas Q1” do Web of Science Group, referente à excelência de pesquisa representada pela publicação em periódicos de alto impacto. A entrega ocorreu durante o evento Research Excellence Awards Brazil, promovido pela Clarivate Analytics, no início de setembro, em Brasília. Ana Carolina Spatti, aluna de doutorado do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG), recebeu o prêmio em nome da Universidade. A entrega ao reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, ocorreu na quinta, 19, pouco antes da abertura das comemorações dos 40 anos do IG.

Evento Research Excellence Awards Brazil

O evento em Brasília buscou identificar e destacar a excelência em pesquisa no Brasil em um contexto global, destacando as principais colaborações internacionais e com a indústria e contribuições de pesquisa de universidades e de institutos de pesquisa. Dentre as conferências, foram debatidos temas como a produção científica brasileira indexada na Web of Science e no Scielo, políticas de Open Access e políticas de avaliação da produção científica.

Ana Carolina participava do evento financiada pela FAPESP no âmbito do projeto “Avaliação sistemática de impactos de ações e programas de Ciência, Tecnologia & Inovação”, do qual faz parte. A pós-graduanda, que faz etnografia em agências de inovação de universidades públicas em seu doutorado no DPCT, orientada pela docente Milena Serafim, foi convidada a receber o prêmio em nome da Unicamp. “Foi emocionante receber o prêmio, principalmente por ter trilhado toda minha trajetória acadêmica na Unicamp”, conta a aluna que é graduada em Gestão de Políticas Públicas e também em Administração e mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade de Campinas.

Para o reitor, Marcelo Knobel, o prêmio foi uma boa surpresa. “Não fomos avisados da premiação. Só tenho a agradecer a nossa estudante por ter nos representado”, disse. A Unicamp concorreu com USP e UFRJ - instituições com melhor desempenho na categoria. “Esse é um prêmio importante de publicação em revistas conceituadas. A concorrência com USP e UFJR é sempre positiva. É uma concorrência boa. O importante é mostrar a excelência das universidades públicas, o quanto hoje elas representam para o país e o quanto são fundamentais para nosso futuro”, avaliou. A Unicamp também concorreu com USP e UFRJ na categoria “Colaboração com a Indústria”, vencido pela Universidade de São Paulo.

Durante o evento, foi lançado o relatório “A Pesquisa no Brasil: Promovendo a excelência”. Essa análise foi preparada pela Web of Science para a Capes, com dados extraídos do próprio índice de citações. Foram analisados trabalhos brasileiros de pesquisa publicados entre 2013 e 2018, com exemplos ilustrativos indicando o impacto potencial das políticas brasileiras de pesquisa e ciência. Para Ana Carolina, “não havia momento mais oportuno para mostrar a excelência da pesquisa da Unicamp”, finalizou.

Imagem de capa
Unicamp recebe prêmio do Web of Science Group

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”