Cresce o percentual de estudantes de escolas públicas entre os inscritos no Vestibular Unicamp 2020

Autoria

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou, nesta quinta-feira (18/9), o total de inscritos para o Vestibular Unicamp 2020 e a relação candidatos-vaga por curso. Estão inscritos no processo, 72.859 candidatos, que irão concorrer a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. O percentual de estudantes egressos de escolas públicas passou de 30,9% para 32,2% este ano, somando 23.464 candidato. No ano passado, a Unicamp havia registrado um total de 76.312 inscritos no vestibular. O vestibular é responsável por 80% das vagas de ingresso na graduação da Unicamp. O preenchimento dos outros 20% (639 vagas) é feito por meio da modalidade Enem-Unicamp, cujas inscrições começam dia 21 de outubro.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto enalteceu a maior presença de estudantes formados em escolas da rede pública e afirmou que o número é “fruto de uma ação contínua de visitas às escolas e também da maior conscientização desses estudantes de que é possível ingressar em uma universidade de referência”, comentou.

José Alves destacou, ainda, o crescimento de inscritos em todas as capitais do país em que a Unicamp aplica as provas do vestibular, além de São Paulo. “Os dados indicam que a universidade se consolida como opção para estudantes de todo o país”, afirmou.

Inscritos - Capitais

Capital

BELO HORIZONTE-MG

2.243

2.259

BRASILIA-DF

1.754

1.862

CURITIBA-PR

1.067

1.071

FORTALEZA-CE

1.194

1.239

SALVADOR-BA

1.119

1.208

As dez carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2020 são: Medicina, com 325 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (87 c/v); Ciências Biológicas – Integral (60 c/v); Comunicação Social-Midialogia (49 c/v); Ciência da Computação – Noturno (40 c/v); Farmácia – Integral (39 c/v); História - Integral (37 c/v); Engenharia da Computação – Integral (38 c/v); Engenharia Química - Integral (35 c/v ) e Enfermagem- Integral (33 c/v). As tabelas completas estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Além do crescimento do número de estudantes de escolas públicas inscritos, a Unicamp praticamente manteve os demais índices de inclusão, em comparação ao ano anterior. O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos é de 21,3% contra 21,8% no ano anterior. O número de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 11% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2020, contra 12% na edição passada. Essa é a segunda vez que a Unicamp terá a adoção de cotas para pretos e pardos em seu vestibular.

Inclusão – Vestibular 2019/Vestibular 2020

Escola pública

30,9%

32,2%

Pretos e pardos

21,8%

21,3%

Cotas étnico-raciais

12%

11%

Sobre a variação no número total de inscritos, de 76 para 72 mil, o diretor da Comvest considerou o índice de 4% dentro do normal. “A variação está dentro de uma sazonalidade, além disso, temos a persistência da crise econômica, que deixa as famílias apreensivas e que pode ter contribuído para a queda”, afirmou José Alves.

No entanto, o diretor destacou que “mesmo em um contexto de crise e de ataques contínuos às universidades públicas, a Unicamp ultrapassou os 72 mil inscritos, o que evidencia a força da Universidade e a importância de mantermos um vestibular próprio, considerando que a autonomia universitária preserva conquistas e dinâmicas especificas das universidades públicas paulistas”, concluiu José Alves.

Imagem de capa
Candidatos em sala de aula durante prova de vestibular Unicamp. Tecle enter para acessar

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola