Unicamp abre as inscrições para o Vestibular Indígena 2020, com novos cursos e mais vagas

Edição de imagem

Essa é a segunda edição da modalidade promovida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e começaram nesta segunda-feira (2/9), no endereço http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2020/inscricao/. O Edital com as regras já foi disponibilizado e está na página da Comvest, bem como o calendário completo do processo. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 30 de setembro. A Unicamp ampliou as vagas oferecidas pelo Vestibular Indígena para ingresso em seus cursos de graduação, que passaram de 72 para 96. Também houve a inserção de sete novos cursos nessa modalidade, relacionados abaixo.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

Novidades

Os novos cursos inseridos no Vestibular Indígena Unicamp 2020 são: Ciências Biológicas (integral e noturno), Educação Física (integral e noturno), Engenharia de Alimentos (integral e noturno), Engenharia de Telecomunicações (integral), Engenharia de Transportes (noturno), Sistemas de Informação (integral) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno).

Nesta edição do vestibular, a Comvest está estendendo a aplicação da prova para mais uma cidade. O exame será realizado no dia 1 de dezembro (seguindo o horário local), nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no Edital, na página da Comvest. 

Histórico

No ano passado, na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil.

Calendário- Vestibular Indígena 2020

2/09/2019 a partir das 9h

Início das inscrições, com preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no endereço www.comvest.unicamp.br mediante cadastro de nome de usuário e senha individuais.

 

Das 9h do dia 9/09/2019 às 18h do dia 16/09/2019

 

Prazo para envio de arquivo digital para a prova de Habilidades Específicas para o curso de Música no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

 

30/09/2019 às 17h

Data final de inscrição

 

 

09/11/2019

Convocação para as Provas e divulgação do endereço completo do local em que os candidatos devem comparecer para realizá-las. Essas informações estarão disponíveis exclusivamente na internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

01/12/2019 às 13h (horário local)

Aplicação das Provas nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

 

6/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

Das 9h do dia 07/01/2020 às 17h do dia 16/01/2020

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

 

20/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

Das 9h do dia 21/01/2020 às 17h do dia 30/01/2020

Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

 

3/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

Das 9h do dia 4/02/2020 às 17h do dia 13/02/2020

Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

 

17/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, feita exclusivamente pela internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

 

27/02/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula Presencial dos convocados em TODAS as chamadas anteriores, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

 

 

28/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

 

06/03/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula dos convocados em 5ª chamada. Matrícula presencial, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

 

Imagem de capa
Audiodescrição: Em amplo saguão de uma edificação, imagem de busto e em perspectiva, homem em pé, com olhar voltado para a esquerda na imagem. Ele tem pinturas indígenas triangulares no rosto, peito e braço esquerdo e segura um chocalho com a mão direita, mantendo o braço esticado para frente. O chocalho tem cabo de madeira e uma esfera na ponta, com pinturas. Atrás e ao lado dele, outras duas pessoas com pintura e cocar semelhantes. Ao fundo, imagem desfocada de pessoas em pé que os observam. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”