Morre em São Paulo o professor aposentado do IE Walter Barelli

Autoria

O economista e ex-ministro do Trabalho (1992-1994) Walter Barelli faleceu ontem à noite aos 80 anos de idade. Ele completaria 81 anos no próximo dia 25 e desde abril último estava em coma depois de sofrer uma queda. Barelli era professor aposentado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e foi membro do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do IE.

O economista ganhou notabilidade por permanecer mais de duas décadas como diretor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (1965-1990), instituição que ganhou visibilidade e credibilidade em relação às estatísticas do mercado de trabalho. Barelli também cumpriu mandato como Secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Governo de São Paulo, no período de 1995 a 2002.

O velório acontece na cripta da Catedral da Sé, em São Paulo e, o enterro ocorrerá neste sábado (20), no cemitério Gethsêmani Anhanguera. Em nota, o Cesit lamenta a morte de Walter Barelli e menciona que o economista “trilhou longo caminho na vida pública com grande retidão”.

Vida pública – Walter Barelli também foi deputado federal de 2003 a 2007. Natural de São Paulo, concluiu graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). Teve sua trajetória notabilizada pelo espírito democrático e envolvimento com questões sindicais, principalmente em relação à ampliação do nível de emprego no país.

Como professor universitário foi autor dos livros "O Futuro do Emprego" e "Distribuição Funcional de Renda nos Bancos Comerciais". Assinou a co-autoria em diversas publicações no Brasil e no exterior. Articulista, ele contribuiu com reflexões sobre economia, política e ética para diversos jornais, revistas especializadas e portais na internet.

Leia biografia de Walter Barelli publicada no site memórias DIEESE

Leia nota publicada pelo Instituto de Economia

Leia nota publicada pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit)

Leia nota divulgada pelo DIEESE