[É Rinha] Mas acabou. E agora?

reprodução de memes do facebook sobre a final da rinha

Com uma festa de “reconciliação”, marcada para agosto, haverá paz, finalmente, entre os unicampers. A confraternização promete a união das exatas com as humanas, da galera que estuda (e teme) a disciplina de cálculo, à moçada que estuda Paulo Freire. Estarão de mãos dadas a Faculdade de Educação (FE) e o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), os dois vencedores da disputadíssima “Rinha de Institutos 2019” na Unicamp. Sim, deu empate entre o Imecc e a FE por causa de um problema da ferramenta Facebook. Para além da competição, ganharam todos os alunos que aliviaram o estresse do final do semestre e, de quebra, fizeram novos amigos e conheceram mais sobre a própria universidade.

A rinha principal acabou, mas, já com saudades, os organizadores programaram para sexta-feira, (28), o “Rinha Awards 2019”, com a premiação dos melhores trabalhos audiovisuais da competição, e também uma rinha “extra”, entre Profis, Imecc e FE que teve o Profis como vencedor. Já tem também empresa de alunos do curso de Química vendendo camiseta da rinha com frases como “A culpa não é minha. Eu votei no IFCH” (ou IQ ou Feq, de acordo com a encomenda). Ou seja, a rinha continua dando frutos.

Se até aqui você não entendeu nada, vem comigo nessa thread (ou explicação):

jhjkhg

A “Rinha de Institutos 2019” foi lançada pela página “Razões pelas quais a Unicamp é a melhor universidade do Brasil”, no Facebook, dia 29 de maio. A ideia partiu do estudante de medicina Erick Hideo Tengan. Ele quis repetir na Unicamp uma competição virtual que já estava acontecendo na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O estudante criou uma tabela com as siglas das faculdades e institutos organizados em uma competição num esquema de “mata-mata”. O internauta escolhia votar, ao longo de um dia, no emoji correspondente ao instituto ou faculdade preferidos.

Na primeira rodada, por exemplo, o Instituto de Biologia (IB) liquidou com o Instituto de Artes (IA). Depois o Instituto de Computação (IC) venceu o Instituto de Economia (IE) e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) mandou para casa o pessoal do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Nas semifinais, o Imecc derrotou o IFCH e o IB e, na outra chave, a FE venceu a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e Faculdade de Engenharia Química (FEQ).

reprodução de memes do facebook em defesa da FE e do Imecc

Era uma coisa simples, que ninguém dava nada. Mas viralizou, começando com uma votação (ou reação) de três mil pessoas na rede, chegando a doze mil na final. Para conseguir ganhar mais e mais reações, os estudantes começaram a lançar memes, vídeos, paródias. O dia todo eram incontáveis publicações em uma página intitulada ‘Unicamp’, além da página oficial da competição. Todos pediam a votação no emoji correspondente de sua faculdade ou instituto.

A competição extrapolou a rede social inclusive. “Foi sensacional. E até mais que a quantidade de votos, foi surpreendente ver pessoas levarem cartazes no Restaurante Universitário, gente fazendo música, escrevendo, professores participando, estudantes postando sobre a Unicamp nos grupos e comentando sobre a história e a importância do ‘seu’ instituto. Foi incrível”, destacou Erick.

Alguns professores e até diretores se engajaram pedindo votos para os institutos e faculdades que são vinculados. Para os estudantes também foi a chance de dar mais visibilidade para seu curso ou até mais. A estudante de pedagogia Ana Viera, por exemplo, fez memes e vídeos em defesa da educação e divulgou o “hino da pedagogia”.

Ana Vieira em foto tirada para o facebook
Ana Vieira, estudante da FE (foto:arquivo pessoal)

“Foi legal porque conseguimos conversar um pouco sobre as dúvidas sobre a nossa profissão e quebrar alguns estereótipos. Lembro de um momento durante a rinha que uma amiga fez um post explicando como pode ser problemático o termo ‘tia’ usado para chamar professoras. A infinidade de significados que o termo carrega e que alimentam um papel de professor que não é o que acreditamos”, afirmou Ana.

O hino diz mais ou menos assim: "eu faço pedagogia, nem por isso eu sou sua tia. Vem cá, vou te ensinar, eu não estudo pra ser babá. Sem pedagogia, não existe engenharia. Nem medicina, biologia, nem mesmo economia. Unicampê pê ê o, pedagogia!"

memes extraídos do facebook de saudades da rinha

A estudante Caroline Beatriz Mott Silva, do curso de licenciatura em Matemática, ganhou até ‘post de apreciação” pelo trabalho árduo em defesa do Imecc na rinha. A “ruiva do Imecc” e um time de amigos cantaram desde hip-hop até música romântica, rebolaram e se fantasiaram, numa sequência de vídeos que tiveram sucesso imediato. Sérios candidatos ao Rinha Award 2019.

“Acima de tudo eu espero ter passado uma imagem melhor do nosso instituto mostrando que somos mais que pessoas de exatas, mas também temos dons artísticos e sabemos nos divertir, somos mais que um estereótipo. De alguma forma sei que meus vídeos tiveram impacto nas votações, eu era cobrada para lançar novos vídeos. A rinha deu trabalho, cansou, mas vai deixar saudades. Estávamos estudando e fazendo as participações, nas gravações a gente chorava de rir. Foi bom para aliviar o estresse do fim de semestre e também para nos unir”, disse Caroline.

Paródias com Caroline Beatriz:

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) passou pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) na rinha mas acabou derrotada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Sendo assim, o estudante de arquitetura Samir Monroe declarou apoio ao Imecc. Ele fez uma das paródias mais curtidas na final.

Paródia "High School Musical", publicada pelo estudante de arquitetura Samir Monroe (também cantando):

Rinha de Institutos da Unicamp 2019

Comunidade Interna