Alunos do Cotil farão estágio em serviços municipais de saúde

Documento foi assinado hoje entre o prefeito Mário Botion, o reitor Marcelo Knobel, e o diretor do Cotil, José Roberto Ribeiro

Convênio formalizado nesta quinta-feira (30) entre o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e a Prefeitura de Limeira viabilizará o estágio de 145 alunos do curso de Enfermagem em diversos serviços municipais de saúde. A assinatura do documento de cooperação contou com as presenças do reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, do prefeito Mário Botion e do diretor do Cotil, José Roberto Ribeiro, além de outras autoridades e representantes da instituição.

Débora Martins Alves, coordenadora do curso, destacou que além do aprendizado no ambiente acadêmico e do estágio em instituições particulares, a experiência dos futuros enfermeiros em locais como policlínica, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Pronto Atendimentos (PA’S), entre outros, contribuirá ainda mais para a formação profissional de qualidade.

O diretor do Cotil mencionou a importância de reatar o vínculo entre o colégio e o serviço público municipal. “Esse convênio fortalece a relação da universidade com a sociedade, que financia o aprendizado e terá o retorno com qualidade”, declarou José Roberto.

Além de parabenizar os alunos presentes pela escolha da profissão, o reitor da Unicamp enfatizou a importância da vivência cotidiana e do contato com as questões que afligem a sociedade, principalmente neste momento, “fortalecendo a luta por uma sociedade mais justa e melhor para todos”. E foi além. “O convênio é o primeiro passo de outros que virão”, afirmou, ao se referir as tratativas para retomar o projeto de construção de um complexo esportivo em Limeira.

A importância da agilização do processo de convênio foi lembrada por José Alberto Matioli, diretor associado do Cotil, e também pelo secretário municipal de Saúde, Vitor Santos. O titular da pasta pontuou que o acordo vai ao encontro das ações pautadas no olhar humanizado no serviço público. “Queremos incrementar futuras parcerias, contribuindo para a qualificação dos alunos e melhorando o atendimento prestado aos munícipes”, pontuou.

O prefeito Mário Botion enalteceu a relevância do convênio e o vínculo entre os estudantes e a sociedade. “Todos ganham e com a reforma que estamos fazendo em 12 Unidades de Saúde, os alunos terão um ambiente ainda melhor para atuar e receber os pacientes de maneira acolhedora”, finalizou.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”