É a universidade pública e gratuita que faz a diferença!

Uma UPA gigante, plural, que celebra a universidade pública e gratuita. Essa foi a impressão de quem circulou na manhã deste sábado, 25, entre os visitantes de todo o país que aproveitaram o evento para conhecer a Unicamp, ou mesmo voltar e ver o que não deu tempo de ver em 2018. O dia frio, de um céu maravilhoso, não lembrou em nada a chuvosa UPA 2018, com seus guarda-chuvas e lugares cobertos lotados. Dessa vez, foi possível andar à vontade e aproveitar tanto verde, tanta sombra e muita vida universitária. Veja alguns dos depoimentos de visitantes sobre a importância da universidade pública e gratuita.

Acsa Mábile

Acsa Mábile de Jesus Silva - Escola Padre Arlindo Vieira – Capão Bonito - SP

“Os valores culturais que a Unicamp propaga são importantes. Que as pessoas não tenham preconceito, mas respeitem a liberdade e a diversidade de gênero. No país as pessoas ficam muito presas para falar sobre isso. É maravilhoso que seja uma universidade pública, pois muitos alunos não têm condições de pagar. É incrível ter a oportunidade de vir estudar aqui e crescer na vida”.

Victor Gabriel

Victor Gabriel - Escola Padre Arlindo Vieira – Capão Bonito - SP

“Aqui existe liberdade de expressão e de pensamento. Parece que estou em outro lugar no Brasil”.

Samuel Lira

Samuel Lira de Barros – Escola David Campista - Poços de Caldas – MG

“Saímos de madrugada para estar aqui. Eu pretendo cursar educação física. A universidade pública e gratuita abre muitas portas para muitos jovens. O Brasil depende dos estudos desses jovens que realmente querem estudar. Minha família é bastante humilde e faculdade particular seria difícil conseguir pagar”.

Thiago Araújo

Thiago Araújo – Fundação Educacional de Tanabi – Tanabi –SP

“Eu já tinha vindo uma vez na UPA e não tinha dado tempo de ver muita coisa. É uma universidade muito boa, seria uma boa escolha. A universidade pública é importante porque você se esforça para passar e depois ela oferece os benefícios que são moradia, bolsas para se manter, isso ajuda muito”.

Maria Luiza

Maria Luiza Ballerini Silveira, professora de Língua Portuguesa – Escola David Campista – Poços de Caldas - MG

“Viemos em 150 alunos do Ensino Médio e oito professores. Saímos as quatro e meia da manhã. Todos queriam muito conhecer a Unicamp. Nós falamos muito das universidades públicas e, como referência, a Unicamp, pela imensidade de cursos, pela qualidade do ensino e pela qualidade dos professores. Também desejávamos que eles tivessem essa visão de cidade universitária com a visibilidade que a Unicamp tem. Era preciso que eles viessem ver de perto para ampliar horizontes. Nós acreditamos na educação para todos e que todos tenham oportunidades de estudar e mudar suas vidas pelo estudo”.

Rita de Cássia

Rita de Cássia Brendaglia Nakadaira professora de inglês – Escola David Campista – Poços de Caldas - MG

“Com certeza os alunos vão voltar mais motivados para estudar. Eles têm ainda três bimestres para se dedicarem antes do Enem, antes dos vestibulares. Eu acho que a vinda à UPA vai fomentar aquela vontade de fazer uma universidade pública e a Unicamp é um grande exemplo para todos eles”.

Ricardo da Silva

Ricardo da Silva – técnico em meteorologia – Campinas - SP

“Vim trazer meus filhos que já conheciam a Unicamp pois participam de olimpíadas de matemática. Hoje em dia o ensino está muito caro, nós que pagamos colégio particular sabemos muito bem disso, não é fácil, e a cada ano que passa, vai ficando cada vez mais difícil. Se eles entrarem na Unicamp que é uma referência nacional vai ser muito bom. Na escola deles o ensino é direcionado para isso”.

Vinícius Muniz

Vinícios Muniz – Colégio Anglo – Jacutinga – MG

“Eu tinha vindo ano passado na UPA. A Unicamp é muito grande e ano passado fizemos uma visita mais superficial. Sou bolsista de um colégio particular e a ideia é estudar duro para no ano que vem voltar aqui num curso de engenharia”.

Imagem de capa
Estudantes visitantes da UPA 2019

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola