Unicamp promove encontro de desenvolvedores em TI

Autoria
Foto Divulgação
Uma das palestras ministradas na segunda edição do Evolvo

A cada dois meses, profissionais da Unicamp que atuam na área de desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) participam de um encontro denominado “Evolvo”, no qual realizam o compartilhamento de conhecimentos e experiências. A iniciativa é da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (CITIC). “O objetivo do Evolvo é promover a integração desses profissionais, assim como fomentar ideias e ações que contribuam para a melhoria das atividades em TI na Universidade”, pontua o professor Paulo Lício de Geus, assessor da CGU.

De acordo com o docente, o Evolvo foi criado para estimular a aproximação entre os desenvolvedores. “Outros profissionais da área de TI da Unicamp, como os administradores de rede, participam de encontros periódicos. Nós sentimos a necessidade de oferecer a mesma oportunidade para os desenvolvedores. Até então, eles participavam apenas do Cinfotec [Comunicação, Informação e Tecnologia], que é realizado uma vez ao ano”, explica de Geus.O assessor da CGU informa que já foram realizadas duas edições do Evolvo, uma em 15 de março e outra em 17 de maio. Esta última contou com a participação de 78 profissionais, de 34 unidades e órgãos diferentes.

Segundo de Geus, o encontro ocorre bimestralmente e tem o formato de um workshop, que conta com apresentação de palestras e oferece espaço para questionamentos e reflexões. “Nos dois primeiros encontros, as palestras foram ministradas por profissionais da própria Universidade, que sugeriram os temas e se colocaram à disposição”, informa Silviane Duarte Rodrigues, assistente técnica da CGU. Entre os temas que foram abordados estiveram Nuvem e Processos Digitais.

Foto João Marques
O professor Paulo Licio de Geus e Silviane Duarte Rodrigues, assistente técnica da CGU

Uma das palestras da próxima edição, marcada para julho, adianta de Geus, será ministrada por um profissional da Google. “Na oportunidade, nós também deveremos receber interessados de fora da Unicamp, o que é positivo porque amplia as possibilidades para a troca de ideias e até de eventuais projetos colaborativos”, entende. O assessor da CGU avalia como muito positivos os dois encontros já realizados. “O nível de participação tem sido excelente, com a apresentação de questões muito interessantes. Além disso, há também a interação no momento do cafezinho, quando surgem até mesmo propostas de projetos em parceria”, revela o docente.

Desenvolvedores e outros profissionais da área de TI da Unicamp interessados em participar do Evolvo podem fazer inscrição através deste endereço eletrônico, no bloco “Assuntos Relacionados”. Também é possível contribuir com a organização sugerindo, em formulário específico, temas e nomes de palestrantes. Conforme o professor de Geus, além desses encontros, os desenvolvedores participarão também de treinamentos com vistas ao seu aprimoramento profissional.

Imagem de capa
Atividade do Evolvo, evento que reúne desenvolvedores em TI da Unicamp

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola