Pró-Reitoria de Pesquisa Lança Portal de Equipamentos Multiusuários e Serviços

pro-reitor com portal em tela ao fundo
O Pró-Reitor de Pesquisa, Munir Skaf

O recém-lançado Portal de Equipamentos Multiusuários e Serviços, inaugurado na última semana pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, foi criado com o objetivo de proporcionar visibilidade, para a comunidade de pesquisa e o setor empresarial, aos sofisticados equipamentos e serviços especializados disponíveis nas unidades e laboratórios da Unicamp. “A ideia é que esse parque de equipamentos que temos na Universidade seja visível para usuários da comunidade interna e externa”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa, Munir Skaf.

Entre outras metas, o Portal visa otimizar a utilização dos equipamentos disponíveis, cujo custo de aquisição e manutenção é alto. “Alguns desses grandes equipamentos existem em poucos lugares e outros pesquisadores podem se beneficiar deles”, pontuou Skaf.

A plataforma lançada é um portal de busca bastante simples, que trabalha com uma base de dados alimentada pelas unidades. Ela foi desenvolvida por Tatiane Franklin da Silva com a ajuda de Sydnei Lucchesi Le Petit, ambos funcionários da PRP. Segundo Skaf, as informações sobre cada equipamento podem ser inseridas pelas unidades através do próprio portal. Essas informações incluem, entre outros itens, a descrição do equipamento, o local onde se encontra e palavras chaves que possibilitem sua descoberta por mecanismos de busca. Conforme o caso, o interessado poderá entrar em contato com o responsável pelo equipamento ou será remetido à página da unidade que o administra. “Diversas unidades já possuem estruturas de laboratórios compartilhados e ferramentas de busca em sua própria página. O novo portal irá centralizar e dar visibilidade a essas informações,” relatou. Para unidades que ainda não dispõem de uma estrutura formalizada de equipamentos multiusuários, a PRP prestará orientações e fornecerá um “kit” composto por uma plataforma web (site) customizável e um serviço web de agendamento, que servirão para as unidades divulgarem e administrarem seus equipamentos e serviços.

De acordo com Skaf, a Unicamp tem uma longa tradição em laboratórios multiusuários. Um exemplo é o Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em Ciências da Vida (LaCTAD), uma iniciativa da Unicamp apoiada pelo programa Equipamentos Multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além do LaCTAD, foram citados pelo pró-reitor: o Instituto de Química (IQ), que mantém há décadas um parque institucional de equipamentos compartilhados e desde 1997 instituiu uma Central Analítica, que presta serviços na área de análises químicas; o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), que conta com um laboratório multiusuários chamado LaMult; além do Instituto de Biologia (IB), da Faculdade de Tecnologia (FT), da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e do Centro de Componentes Semicondutores (CCS). “Até o momento, seis Unidades inseriram a relação de seus equipamentos no portal, totalizando mais de 140 instrumentos de médio e grande porte e serviços. A expectativa da PRP é que esse número cresça significativamente nos próximos meses, à medida que outras Unidades se juntem ao portal”, observou Skaf.

O pró-reitor ressaltou ainda que a criação do portal é apenas um dos resultados alcançados pelo Grupo de Trabalho, criado pela portaria PRP 08/2017, formado pelos professores Pascoal J. G. Pagliuso (Instituto de Física), Watson Loh (Instituto de Química) e Sandra Krauchenco (LaCTAD). Além de propor ações para proporcionar visibilidade aos laboratórios e equipamentos multiusuários da Unicamp, o grupo elaborou uma série de recomendações sobre a forma como se deverá administrar a utilização dessas facilidades e serviços, visando adequar as práticas da universidade à Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/2004) – regulamentada no estado de São Paulo pelo Decreto Estadual de Inovação (Decreto 62.817/2017) – e à política de Equipamentos Multiusuários (EMUs) da Fapesp, bem como da Finep, da Capes e de outras agências de fomento.

“Dessa forma, mais que dar visibilidade ao conjunto de equipamentos e serviços disponíveis na Unicamp, o novo Portal de Equipamentos Multiusuários e Serviços constitui o primeiro passo na implementação de uma política unificada para a utilização de todo esse patrimônio pela comunidade interna e externa à universidade”, afirmou Skaf.

Link: https://www.prp.unicamp.br/pt-br/ces/site/

Fachada do Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho (LaCTAD) da Unicamp

Comunidade Interna