Unicamp terá novo centro de pesquisas relacionadas ao petróleo

Uma reunião técnica ocorrida nesta segunda-feira (18) marcou a primeira atividade do Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo, que será sediado na Unicamp, mais especificamente no prédio onde funciona o Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro). A unidade é resultado de um acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Equinor, estatal norueguesa da área de energia, que lançaram conjuntamente um edital vencido pela Universidade. Os objetivos do Centro de Pesquisa são buscar soluções inovadoras para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água retirada junto ao petróleo nas atividades de perfuração e extração.

Reunião de trabalho com representantes da empresa Equinor e da Unicamp

O lançamento oficial do Centro de Pesquisa ocorrerá nesta terça-feira (19), na sede da Fapesp, em São Paulo. De acordo com o pesquisador responsável pela unidade, professor Antonio Carlos Bannwart, o acordo terá duração de dez anos, sendo que a Fapesp e a Equinor liberarão, meio a meio, recursos da ordem de R$ 25 milhões nos primeiros cinco anos e o mesmo valor no quinquênio seguinte. “Esses montantes serão aplicados, por exemplo, na construção de mais um pavimento no prédio do Cepetro, na compra de equipamentos e no pagamento de bolsas de estudos”, explicou.

Ao todo, conforme Bannwart, o Centro de Pesquisa contará com 60 pesquisadores – 47 bolsistas de pós-graduação e 13 professores, quase todos da Unicamp e pertencentes a diferentes áreas do conhecimento, como Matemática, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Geologia etc. “Nós vamos trabalhar a partir de dois eixos principais: Engenharia de Reservatórios e Sistema de Produção, tendo por meta melhorar as diversas técnicas e metodologias empregadas na operação desses setores”, acrescenta.

Professor Antonio Carlos Bannwart, coordenador do novo centro

O diretor do Cepetro, professor Denis Schiozer, observa que além de realizar pesquisas de alto nível associadas à formação de recursos humanos, o Centro de Pesquisa terá outras missões, como a difusão do conhecimento gerado e o desenvolvimento de tecnologias que possam ser patenteadas e posteriormente aplicadas pela indústria do petróleo. Andrea Achoa, gerente de tecnologia da Equinor no Brasil, assinala que a empresa tem grandes expectativas que o Centro de Pesquisa gere soluções inovadoras que ajudem a superar os desafios enfrentados nas atividades ligadas à exploração do petróleo.

Professor Denis Schiozer, diretor do Cepetro

Segundo ela, as pesquisas desenvolvidas na unidade contarão com a participação de representantes da Equinor, o que permitirá não somente o intercâmbio profissional, mas também cultural. Além disso, acrescenta o gerente de pesquisas da estatal norueguesa no Brasil, Ruben Schulkes, estudantes de pós-graduação da Unicamp terão a oportunidade de cumprir períodos de estágio na sede da empresa na Noruega. “Nosso objetivo é estabelecer parcerias com as boas universidades brasileiras, como a Unicamp, com o propósito de gerar bons frutos para todas as partes envolvidas no esforço de colaboração”, pontua Schulkes.

Professor Denis Schiozer, diretor do Cepetro
Ruben Schulkes, gerente de pesquisas da estatal norueguesa no Brasil

Atuação internacional

A Equinor é uma estatal norueguesa [67% das ações pertencem ao governo da Noruega] de produção de energia. A empresa tem atuação internacional. Está presente em cerca de 30 países. Emprega perto de 20 mil pessoas e produz 2 milhões de barris de petróleo por dia. Segundo dados do site da Equinor, 170 milhões de pessoas distribuídas pelo mundo recebem energia produzida pela companhia, contingente próximo ao da população de Bangladesh.

Andrea Achoa, gerente de tecnologia da Equinor no Brasil

A Equinor opera no Brasil há 17 anos com foco na exploração de petróleo e gás natural offshore. Atualmente, a empresa produz cerca de 100 mil barris de petróleo por dia no país. “Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil, país considerado prioritário para nossos investimentos nas próximas décadas. Recentemente, expandimos nossos investimentos em energias renováveis no Brasil e no mundo. Somos uma das empresas pioneiras na operação de parque eólicos offshore na Europa e estamos investindo em projetos de energia solar na América do Sul. Nosso primeiro parque a entrar em operação está localizado no Ceará”, registra a estatal em seu site.

Leia mais sobre o lançamento do Centro de Pesquisas que ocorreu na sede da Fapesp no dia 19 (terça-feira).

Audiodescrição: Em área externa, imagem frontal de placa de concreto com cerca de um metro de altura, dois de largura e vinte centímetros de profundidade, onde se lê em letras azuis em baixo relevo Cepetro, em destaque, com logo da Unicamp à esquerda na imagem. A placa está afixada em uma base de concreto, sendo que no entorno dela há uma área ajardinada, com pedriscos e plantas ornamentais como bromélias e palmeiras. Ao fundo, paredes brancas de edificação em alvenaria. A área é ensolarada. Imagem 1 de 1.