Último dia de provas da segunda fase destaca o uso da ciência no cotidiano

Candidatos aguardam pelo início das provas no terceiro dia da segunda fase

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerrou nesta terça-feira, 15 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2019. 16.233 candidatos fizeram as provas de Física, Biologia e Química. Esse o foi o maior índice de candidatos já registrado pela Comvest na segunda fase, em toda a história do Vestibular Unicamp. A abstenção da segunda fase fechou em 14,3%. No ano anterior, o índice foi de 12,3%.

A Comissão avaliou a grande presença de estudantes como um ganho para a seleção dos melhores candidatos. “Devemos considerar que a oscilação da abstenção na segunda fase se deu num contexto de maior número de candidatos realizando a prova e um menor número de vagas em disputa no vestibular, o que é positivo para a Unicamp do ponto de vista da seleção. Se comparado com outros vestibulares, temos que considerar que a Unicamp é a única universidade paulista que aplica provas em cinco capitais do país, onde sabemos que há dinâmicas locais”, comentou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

Para o coordenador de logística da Comissão, Kleber Pirota, a prova de Ciências da Natureza aplicada nesta terça-feira foi, de modo geral, bastante contextualizada. Ele destacou alguns temas relevantes da aplicação da ciência no cotidiano, tais como saúde pública; indústria de alimentos; uso e degradação do plástico; influência dos pesticidas na saúde humana e alternativas ao uso de fertilizantes.

“Na prova de Física tivemos temas bastante variados, como mecânica, eletromagnetismo e termodinâmica. Destaco a questão a respeito da levitação acústica e uma questão tradicional de física moderna, que abordou a radiação de corpos negros, como por exemplo, o sol. Apesar de serem somente seis questões, foi uma prova bem abrangente, que soube explorar a existência de dois itens por questão”, afirmou Kleber.

A segunda fase abordou temas que estão presentes na trajetória escolar dos estudantes

A segunda fase preservou, na avaliação de José Alves, o espírito da Unicamp no sentido de dialogar com a sociedade e trazer temas que estão em debate e presentes na trajetória escolar dos estudantes. “Esperamos que os alunos tenham uma visão dos problemas do mundo, pois fazer ciência e cultura pressupõe uma leitura de mundo e uma maneira de se posicionar diante dele”, afirmou o coordenador.

“A Unicamp reforça que quer ter alunos vindos de todos os sistemas de ensino, bem como de diferentes grupos sociais e culturais, para promover um espaço de pluralidade, respeito e dedicação à ciência, à cultura e ao ensino”, completou José Alves.

Lista de aprovados

A primeira chamada será divulgada dia 11 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 12 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Estão previstas até 10 chamadas.

As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet, a partir desta quarta-feira (16/1).

Alteração de dados

Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 16 de janeiro.

Provas de Habilidades Específicas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019. As orientações completas para esses exames estão no Manual do Ingresso, disponível na página da Comvest na internet.

Este ano, 69.761 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Um total de 16.233 candidatos fizeram as provas de Física, Biologia e Química, o maior índice de candidatos já registrado pela Comvest na segunda fase