Segunda fase: direitos humanos são eixo principal das provas no segundo dia do Vestibular Unicamp 2019

A Comvest registrou uma abstenção de 13,6% nesse segundo dia.
A Comvest registrou uma abstenção de 13,6% nesse segundo dia.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) aplicou, nessa segunda-feira, 14 de janeiro, as provas do segundo dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2019. 16.357 candidatos fizeram as provas de Matemática, Geografia e História. A Comvest registrou uma abstenção de 13,6% nesse segundo dia. No domingo, a abstenção foi de 12,7%. Em Campinas, a abstenção foi de 10,2% e em São Paulo foi de 13,8%. De acordo com a Comvest, não foram registrados incidentes em nenhum local de provas e o exame ocorreu com tranquilidade. A primeira chamada será divulgada no dia 11 de fevereiro, para matrícula eletrônica no dia 12 de fevereiro. Estão previstas até 10 chamadas.

As provas podem ser conferidas na página eletrônica da Comvest. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na internet no decorrer desta semana. Nesta terça-feira, os estudantes farão as provas de Física, Biologia e Química.

O segundo dia de provas trouxe temas bastante aproximados da realidade dos estudantes. Segundo José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest, as questões abordaram aquilo que é esperado do estudante que pretenda ingressar no ensino superior. “Os assuntos abordados são extremamente trabalhados no ensino médio, portanto consideramos que não houve muita dificuldade na leitura e interpretação dos textos para responder o que estava sendo demandado”, afirmou.

A prova de matemática começou com questões contextualizadas, como cálculo da autonomia de um automóvel, até questões mais abstratas, com um tipo de raciocínio fundamental para diversos cursos da Unicamp. “A cultura matemática se enquadra em um contexto de realidade, mas demanda capacidade de fazer relações, por isso, a prova cobrou função, geometria, matrizes e outros temas clássicos dentro do conhecimento matemático”, disse José Alves.

A parte de humanas do exame do segundo dia abordou temas como o Cinema Novo e a questão dos refugiados
A parte de humanas do exame do segundo dia abordou temas como o Cinema Novo e a questão dos refugiados

Já a parte de humanas do exame do segundo dia trouxe, nas questões, temáticas como o Cinema Novo, a questão dos refugiados, alguns conhecimentos clássicos de geografia como deslocamento populacional, inundações, além do debate sobre nacionalismo e movimentos emancipatórios, no contexto da globalização, como no caso da Catalunha (Espanha).

“Um grande eixo na prova de Geografia e História foi o dos direitos humanos. Tivemos uma prova extremamente atual, na medida em que foram abordados temas como a necessidade de liberdade de pensamento e questionamento, a tensão entre pressupostos de fé e razão, os refugiados, dentre outros assuntos de relevância para os estudantes”, explicou José Alves. 

Alteração de dados

Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 16 de janeiro.

As provas da segunda fase são realizadas em três dias consecutivos (13/1, 14/1 e 15/1) em 21 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Horários

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. 

Segunda fase

Na segunda fase, a duração das provas é de quatro horas. A segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da Redação. As provas têm a seguinte distribuição:

  • Prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no primeiro dia (13/1/2019);
  • Prova de Matemática, prova de Geografia e prova de História, no segundo dia (14/1/2019);
  • Prova de Física, prova de Biologia e prova de Química, no terceiro dia (15/1/2019).

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado. Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio. Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019. A primeira chamada será divulgada dia 11 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 12 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2018.

Este ano, 69.761 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Calendário Vestibular Unicamp 2019

Inscrições

1/8 a 31/8/2018

Provas de Habilidades Específicas de Música

Etapa I – 10 a 17/9/2018

Etapa II – 14 a 15/10/2018

1ª fase

18/11/2018

2ª fase

13, 14 e 15/1/2019

Provas de Habilidades Específicas

21 a 25/1/2019

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial)

11/2/2019

Matrícula não presencial da 1ª chamada

12/2/2019

Divulgação da 2ª chamada (para matrícula presencial)

14/2/2019

Matrícula presencial da 2ª chamada

18/2/2019

Divulgação da 3ª chamada

20/2/2019

Matrícula da 3ª chamada

22/2/2019

Confirmação de matrícula

25/2/2019

Imagem de capa

Segunda fase teve sequência nesta segunda-feira (14), com as provas de Matemática, Geografia e História.
Segunda fase teve sequência nesta segunda-feira (14), com as provas de Matemática, Geografia e História.