Aberta a 17ª edição do Ciência & Arte nas Férias

caf

Compenetrados, 160 alunos do ensino médio provenientes de 65 escolas públicas de Campinas e região lotavam o auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na cerimonia de abertura da 17ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. O programa, que este ano vai de 07 de janeiro a 02 de fevereiro, tem como principal objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa cientifica e atividades artísticas, envolvendo-os desde cedo em atividades praticas em que haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho cientifico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística. Mas ele visa, também, estreitar o contato entre a Unicamp e os professores do ensino médio da rede pública de Campinas e região, de Limeira e de Piracicaba, no que tange ao aperfeiçoamento dos conteúdos curriculares e à melhoria das práticas de ensino de ciências.

O projeto envolve o desenvolvimento de atividades de pesquisa em laboratórios da Unicamp sob a orientação de professores e pesquisadores, incluindo oficinas e visitas monitoradas. Ele abarca todas as grandes áreas do conhecimento: artes, ciências humanas, ciências exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde e tecnologias.

O reitor Marcelo Knobel, que presidiu a cerimônia de abertura, afirma: “É sempre uma alegria vir abrir o Ciência & Arte nas Férias, em que se tem a participação de estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região, pois com este evento temos a possibilidade de despertar nessa juventude o interesse pela ciência e pela arte e mostrar a importância da universidade pública. É um evento alegre para começar bem o ano”.

O professor do Instituto de Biologia Daniel Martins de Souza, que representou o pró-reitor de pesquisa Munir Salomão Skaf, considera que “esse evento constitui uma oportunidade para a Unicamp mostrar um pouco do que fazemos aqui. Nada mais justo do que uma universidade, considerada como uma das melhores da América Latina, ofereça a oportunidade aos alunos das escolas públicas da região de conhecê-la, porque afinal  são seus pais que pagam impostos que sustentam esta universidade.  Mas, o mais importante é incitá-los a iniciar uma carreira cientifica ou artística conhecendo um lugar em que eventualmente possam vir a estudar.

O professor Tiago Ferrari, que representou a Secretaria de Educação do Município de Campinas, diz que veio para prestigiar um programa que sua secretaria entende como extremante importante para a inserção de jovens secundaristas na universidade e para o conhecimento das metodologias cientificas através de práticas propostas. Ele lembra, também, que a Secretaria Educação mantem o programa Ciências & Artes nas Férias de Inverno, que envolve mais de 300 alunos do ensino fundamental, organizado conjuntamente com a Unicamp e constituído por oficinas temáticas com alunos da rede municipal.  “Costumo dizer que sou filho de professores da Unicamp e que apesar da minha proximidade com a Universidade, inclusive morando próximo dela, foi através de eventos dessa natureza, na época a Universidade Aberta, que senti efetivamente a presença da Unicamp e adquiri uma visão mais ampla do seu significado.

Representando o prefeito de Campinas Jonas Donizette, compareceu o secretário municipal de Cultura, professor Ney Carrasco. “Gosto muito de participar deste evento porque eu vi o projeto nascer em 2002, quando era coordenador de graduação,  e participei das discussões para criar o programa e da sua primeira edição oferecendo minhas oficinas. É um programa que mora no meu coração e que permite ao estudante do ensino médio ficar imerso durante um mês na Unicamp, conhecê-la e se preparar para sua vida acadêmica, o que contribui para desmistificar mitos comuns que acompanham estudantes do ensino médio em relação à Universidade.  Fico feliz que este programa tenha tido tanto sucesso e sobrevivido até hoje”.

Também compuseram a mesa de abertura osprofessores Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral da Unicamp; Eliana Martorato Amaral, pró-reitora de Graduação, Nancy Lopes Garcia, pró-reitora de Pós-Gradução; Antonio Admir Schiavo, dirigente regional de ensino de Campinas Oeste e Paula Adriana Grizzo Serignoli, supervisora de ensino, representando o dirigente regional de ensino Campinas Leste, Nivaldo Vicente.

Ciência & Arte nas Férias

Comunidade Interna