Doutorando da Unicamp é eleito melhor técnico do ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

Edição de imagem

Fotos Divulgação

Alessandro Tosim, doutorando pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, foi eleito pela terceira vez o melhor técnico do ano na categoria “Esporte Coletivo” pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Tosim é treinador da Seleção Brasileira Masculina de Goalball, modalidade voltada especificamente para deficientes visuais. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 12 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Para Tosim, a premiação é um importante reconhecimento ao seu trabalho, mas também ao desempenho do selecionado brasileiro, que figura atualmente como uma das maiores forças mundiais no goalball. “Graças ao trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, nós obtivemos conquistas muito importantes. Somente o Brasil e a Lituânia detêm atualmente o bicampeonato mundial na modalidade”, exemplifica.

O excelente desempenho do Brasil no goalball, conforme o doutorando da FEF-Unicamp, deve-se à atuação de uma comissão técnica multidisciplinar, que procura oferecer aos atletas as melhores condições para que pratiquem o esporte em alto nível. “Mas não podemos nos esquecer que o Brasil também tem grandes talentos esportivos que estão no topo do mundo, o que facilita o nosso trabalho”, considera.

Fotos: Divulgação

Atualmente, Tosim divide a sua rotina entre treinar a Seleção Masculina de Goalball, dar aulas em um centro universitário do interior de São Paulo e fazer o doutorado na FEF-Unicamp. O tema da sua pesquisa, que é orientada pelo professor Paulo César Montagner, é a “Análise Formativa dos técnicos paralímpicos: Um estudo com os treinadores de goalball”.

Morador de Jundiaí, distante 40 quilômetros de Campinas, Tosim está em férias atualmente. Mas já pensa na programação da Seleção para 2019. “Em março, iniciaremos a primeira fase de treinamentos com vistas ao Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em Lima, no Peru. Temos muito trabalho pela frente, pois teremos adversários muito difíceis a bater, como Estados Unidos e Canadá”, diz. Fora das Américas, segundo ele, também são consideradas potências as seleções da Lituânia, China, Japão, Alemanha, Bélgica e Irã.

Imagem de capa
Alessandro Tosim ergue o troféu de melhor técnico na categoria  "Esporte Coletivo"

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa