Inscrições para o Vestibular Indígena Unicamp 2019 terminam nesta sexta

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerra na próxima sexta-feira, 14 de setembro, as inscrições para seu primeiro Vestibular Indígena, como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação da Universidade, a partir deste ano. O Edital com as regras pode ser consultado na página eletrônica da Comvest, bem como o calendário completo do processo. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br, até as 17 horas do dia 14 de setembro e são gratuitas. O Vestibular Indígena oferece 72 vagas, em vários cursos de graduação da Unicamp. A lista pode ser consultada na página da Comvest na internet. Para ter seu pedido de inscrição aceito, os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital.

Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja). São consideradas escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino aquelas devidamente cadastradas, nesta condição, junto ao Ministério da Educação.

A Comvest irá divulgar a lista de candidatos cujas inscrições foram homologadas no dia 11 de outubro, em sua página eletrônica.

A prova será realizada no dia 2 de dezembro, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível na página da Comvest.

Audiodescrição: Em imagem close-up e frontal, pintura indígena brasileira feita na pele de uma pessoa com uso de tinta preta e elaborada com traços verticais e na diagonal, unidos, como que formando triângulos. Imagem 1 de 1.

Comunidade Interna