IdEA da Unicamp recebe Ugo Giorgetti como novo artista residente

O cineasta e cronista paulistano Ugo Giorgetti é o primeiro convidado anunciado no Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvendo atividades entre agosto e novembro de 2018.

O diretor vai oferecer o curso semanal e gratuito “O Cinema e a Criação de Ugo Giorgetti”, enfocando temas diversos, como a transição do cinema analógico para o cinema digital, o ator de cinema e o ator de teatro, o cinema publicitário, documentário e ficção, o trabalho em equipe no set de filmagem e a crônica de futebol, entre outros. Ao todo serão 13 aulas, sempre às quartas-feiras, das 10h ao meio-dia, com início dia 15 de agosto.

Com vagas limitadas, o curso é voltado a todos os interessados na produção cinematográfica, independentemente da formação acadêmica, contemplando questões das áreas de cinema, midialogia, audiovisual, publicidade, artes cênicas, crônica jornalística e criação literária. Os encontros vão proporcionar aos alunos uma experiência exclusiva de colaboração. As melhores ideias serão incorporadas na preparação do argumento do longa-metragem de ficção. Faça sua inscrição para o curso neste endereço.

A residência artística também incluirá uma mostra inédita, “São Paulo segundo Ugo Giorgetti”, a partir de 14 de agosto, com toda sua filmografia, composta por curtas, médias e longas-metragens documentais e ficcionais, além de produções para televisão. O fio condutor será a história da cidade de São Paulo, desde o final do século XIX até o presente, perpassando a trajetória de imigrantes, jogadores de futebol, artistas, pugilistas, intelectuais, homens de negócios ou cidadãos anônimos, em um mosaico que permite compreender a metrópole ao longo do século. As exibições serão sempre às terças-feiras, às 18h30, no Cinema da Casa do Lago. Após cada sessão haverá debates com o cineasta.

Diretor, roteirista e cronista no jornal “O Estado de S.Paulo”, Ugo Giorgetti nasceu e foi criado no bairro de Santana (zona norte paulistana), sendo toda sua produção, desde os anos 1970, permeada por distintos cenários e personagens da capital. Giorgetti tem no currículo mais de quatro décadas no cinema e na publicidade, com filmes como “Festa” (1988) – vencedor do Festival de Gramado –, “Boleiros” (1998), “Sábado” (1995), “Cara ou Coroa” (2011), “Quebrando a Cara” (1986) e “Edifício Martinelli” (1975).

UGO GIORGETTI NA UNICAMP - PROGRAMA “HILDA HILST” DO ARTISTA RESIDENTE

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI

Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com a presença do diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, sempre às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: http://www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/

O CINEMA E A CRIAÇÃO DE UGO GIORGETTI
Curso livre com o cineasta paulistano sobre aspectos diversos da produção cinematográfica em 13 encontros.
Data: 15/08/2018 a 07/11/2018, sempre às quartas-feiras.
Horário: 10h ao meio-dia.
Local: Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Av. Oswaldo Cruz, 301, Cidade Universitária, Campinas.
Inscrições: www.unicamp.br/unicamp/idea/o-cinema-e-criacao-de-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

Ugo Giorgetti

Comunidade Interna