Servidores finalizam curso na Escola de Educação Coorporativa da Unicamp

“A sociedade hoje demanda serviço público de qualidade. Ter isso em mente é absolutamente essencial em cada minuto do nosso trabalho como servidor público. Nós não servimos a nós mesmos, servimos à sociedade”, afirmou a coordenadora geral da Unicamp Teresa Zambon Atvars no encerramento do curso Uma Transformação Lean no Serviço Público. O curso foi oferecido na Escola de Educação Coorporativa da Unicamp (Educorp), a servidores da Universidade e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de uma parceria entre as duas instituições.  As aulas foram ministradas por Sivaldo Teodoro, da Prefeitura, no período de maio a junho.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Universidade e sua atuação na qualificação dos funcionários para melhor desempenhar suas funções. “Queremos qualificar as pessoas para que elas qualifiquem a gestão”, afirmou Atvars. O curso teve como principal objetivo apresentar os conceitos e as ferramentas da metodologia LEAN, que auxilia na identificação do mínimo de recursos necessários para a realização de tarefas, para desenvolver melhorias dos processos de trabalho no serviço público.

Durante o curso, os funcionários da Unicamp trabalharam em projetos que buscaram identificar gargalos e propor ações para a diminuição do numero de tarefas e do tempo gasto na realização de processos de trabalho. Foram analisados os processos de compras, concurso docente, convênios e contratos e do Programa de Estágio Docente (PED).

O grupo que analisou o processo de contratação de docentes identificou a possibilidade de redução do tempo (entre a publicação do edital e a contratação do professor) em 50% e do número de etapas em 30%. Segundo ele, ações relativamente simples como a padronização do edital de abertura, o treinamento dos profissionais de recursos humanos das unidades e a informatização dos processos desde a inscrição teriam impacto imediato.

Funcionários apresentam projeto
Funcionários