Unicamp orientará área de saúde a cumprir liminar da Justiça

Autoria

Representantes da Administração Central e do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (15) para tratar de questões relativas ao funcionamento da área da saúde, afetada pela greve dos funcionários da Universidade. Na última quarta-feira (13), o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Mauro Iuji Fukumoto, concedeu liminar a pedido da Unicamp na qual determina que 70% dos servidores continuem prestando atendimento à população, principalmente nos casos de urgência e emergência.

A medida abrange o Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher Professor José Aristodemo Pinotti (Caism), Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) e Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). O STU questionou de que forma a Unicamp faria a operacionalização do atendimento. O chefe de Gabinete da Reitoria, Joaquim Murray Bustorff Silva, e o titular da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS), Manoel Barros Bertolo, informaram que a Universidade orientará os gestores das unidades de saúde a cumprirem a liminar expedida pela Justiça.

Foto Perri

O chefe de Gabinete observou, porém, que as equipes deverão ser montadas de forma equilibrada, ou seja, integradas por profissionais das diferentes especialidades e funções, de modo que não haja prejuízo à qualidade da assistência prestada aos usuários. Joaquim Bustorff Silva também se comprometeu a entrar em contato com as Diretorias Regionais de Saúde (DRS) para solicitar que reduzam o encaminhamento de pacientes com quadros de menor complexidade às unidades de saúde da Universidade enquanto durar a greve.

No encontro, o diretor da DEAS assegurou aos representantes do STU que a Administração Central respeita o direito de greve dos servidores, mas ponderou que o movimento deve seguir as normas legais. Manoel Bertolo reafirmou aos sindicalistas a disposição de manter o diálogo em torno das reivindicações específicas dos trabalhadores. Preliminarmente, as duas partes agendaram uma nova reunião para a próxima segunda-feira (18), às 16h, para dar prosseguimento às conversações.

Administração Central propõe aumentar o valor do auxílio alimentação de R$ 850 para R$ 950

Comunicado CRUESP Nº 03/2018

Cruesp mantém reajuste de 1,5% para universidades paulistas

Consu homologa reajuste de 1,5% proposto pelo Cruesp