Unicamp é a melhor da América Latina em ranking de “universidades de meia-idade”

A Unicamp é a representante da América Latina mais bem colocada em um ranking de “universidades de meia-idade” – o Golden Age University Rankings – divulgado nesta quarta-feira (06) pela publicação britânica Times Higher Education (THE), especializada em ensino superior.

O ranking é composto por 200 universidades, de 44 países, fundadas no período pós-Segunda Guerra Mundial compreendido entre os anos de 1945 e 1967. A Unicamp está na 67ª posição geral, à frente de outras dez universidades latino-americanas – uma da Colômbia, duas do Chile e sete do Brasil.

A segunda melhor intuição da América Latina no ranking é a Universidade dos Andes, da Colômbia, que figura em 91º lugar. As demais representantes da região foram classificadas entre as posições de número 101 e 150 (três universidades, incluindo a Federal de Santa Catarina, melhor brasileira depois da Unicamp) e de número 151 e 200 (seis universidades).

Esta é a segunda edição do Golden Age University Rankings. A primeira foi publicada em 2017 e compreendia apenas cem universidades. Na ocasião, as únicas latino-americanas classificadas foram a Unicamp e a Universidade dos Andes, ambas no bloco entre a 51ª e a 100ª posição.

O Golden Age University Rankings é elaborado com base nos mesmos 13 critérios que a THE utiliza para montar o World University Rankings, uma das mais respeitadas classificações globais de universidades. Os critérios avaliam o desempenho das universidades em quatro áreas: ensino, pesquisa, inserção internacional e interação com a indústria.

A tabela completa do Golden Age University Rankings 2018 está disponível no site da THE.

Montagem com a classificação da Unicamp

Comunidade Interna